Quando se fala em energia solar, a questão da sustentabilidade logo vem à tona. No entanto, a tendência é acreditarmos que esta é uma opção de geração de energia que possui um alto custo. Porém, a médio e longo prazo, a utilização de um sistema de energia limpa, como o sistema de energia solar, gera grande economia. 

Em Colombo, já é possível contratar a implantação de energia solar em qualquer residência ou estabelecimento comercial. A empresa Volper Solar realiza todo o processo de instalação do sistema de energia solar, desde o estudo de viabilidade, passando pelo fornecimento dos equipamentos e da homologação junto à Copel, até a colocação dos equipamentos na residência. 

De propriedade do casal Denis Gomes Dias e Sara Rodrigues, a Volper surgiu em 2016, a partir da necessidade de abertura deste mercado no município. “Vi que tinha muito mercado em Colombo e não havia uma empresa concorrente. Nós queríamos colocar a energia solar em nossa casa e percebi que não havia uma empresa que pudesse fornecer esse serviço. Já trabalhava na área de elétrica e fomos nos especializando para começar a trabalhar neste setor”, contou Denis. 

Para adquirir o sistema, não é necessário um investimento inicial. Além disso, o uso de energia solar oferece inúmeros benefícios. “A energia solar gera uma energia limpa. Pensando de uma forma macro, o investimento em energia solar evita o inundamento de áreas para a construção de hidrelétricas, evita o uso de termelétricas, que geram queima de gases nocivos, e ainda diminui o valor da fatura”, detalha. 

A aquisição do sistema é feita a partir de um financiamento. “O cliente faz um financiamento, em que o valor mensal fica similar ao que é pago hoje para a Copel, com a vantagem de que um dia você vai deixar de pagar, ficando apenas as taxas mínimas da Copel. Além disso, é um sistema que gera pouca manutenção”, ressaltou Denis, que destacou que o pagamento das parcelas do financiamento possuem uma carência de 120 dias. 

Como funciona? 

A energia solar convertida em energia elétrica é chamada de fotovoltaica. Para que isso aconteça, os painéis solares instalados no telhado da residência ou da empresa captam a luz do sol e a transformam em energia solar fotovoltaica, que passa por um equipamento chamado inversor, que a prepara para o consumo nas casas. Durante o dia, o gerador solar produz muito mais energia do que é consumido. Esse excesso é enviado para a rede pública, gerando créditos de energia, utilizados em momentos em que não há sol, ou seja, quando não há geração de energia. Aliás, mesmo em dias nublados ou chuvosos há geração de energia, mas em menor quantidade. Além disso, caso o gerador não tenha produzido energia suficiente, o restante é fornecido em paralelo pela rede elétrica local, não havendo interrupções.

Serviço

A Volper inaugurou há cerca de quinze dias a nova loja, localizada na Rua Huxley, 19, loja 2, no bairro Guarani. Também é possível entrar em contato pelos telefones 41 99661-7998 e 41 3562-9943, pelo e-mail volpermanutencaoeletrica@gmail.com ou pelo site volpersolar.com.br. A empresa também está no Facebook (facebook.com/volperSolar).

Compartilhe nas Redes Sociais: