Aconteceu na manhã deste domingo, 30, a celebração de Ação de Graças aos Agricultores de Colombo, no estacionamento da Igreja Nossa Senhora do Rosário. Esta foi a oitava edição da festa, que por conta da pandemia do novo coronavírus, foi promovida em formato drive-in. Cerca de 300 tratores de agricultores locais participaram da missa campal e da posterior benção aos veículos. 

O evento é promovido pela Cooperativa Agrícola Familiar de Colombo (COOACOL) com o apoio da Prefeitura Municipal de Colombo por meio da Secretário de Agricultura e Abastecimento. “Nós começamos como uma brincadeira entre amigos, em 2013, e essa brincadeira vem dando certo. A cada ano ia aumentando a proporção do tamanho dessa festa. Infelizmente, esse ano não pudemos fazer uma grande festa, mas a essência disso tudo começou com uma missa de ação de graça em homenagem ao agricultor. E a tradição do nosso município é a agricultura. Somos um dos principais produtores de hortaliças do Paraná”, destacou o secretário da pasta, Marcio Toniolo. 

O dirigente também destacou a importância dos agricultores, que se intensificou ainda mais no período da pandemia, por sua essencialidade. “A agricultura teve um impacto muito forte na alimentação. Eu vejo que, pelos programas que temos na Secretaria de Agricultura, nosso trabalho quase dobrou. A agricultura, hoje, leva o país nas costas, nas hortaliças e nos grãos. Infelizmente, estamos em uma crise, assim como outros países, mas nós temos uma agricultura muito forte e Colombo também faz parte disso”, ressaltou. 

Por uma triste coincidência, a festa aconteceu ao mesmo tempo em que o Padre Hildo Ferrarini estava sendo velado. O clérigo ficou conhecido por, desde 1998, ter tido a ideia de, anualmente em uma Missa de Ação de Graças, distribuir hortaliças aos fiéis. A tradição foi mantida com a doação de hortaliças colhidas pelos produtores locais. “Estamos em luto, mas estamos em festa, pois o padre Ferrarini também gostava muito de festas. Comemoramos toda a passagem do Padre Hildo por nossa comunidade. A família dele é de Colombo, tradicional. O céu está em festa hoje. Todo mundo está triste, mas ao mesmo tempo confortável de que ele teve uma morte abençoada”, comentou Toniolo.

Também esteve presente no evento o arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo. 

Após a benção dos veículos em frente à Igreja Matriz, os tratores circularam pela cidade em procissão. 

 

Compartilhe nas Redes Sociais: