A EJA (Educação de Jovens e Adultos) em Colombo teve o início do ano letivo no último dia 1º de março, e assim como as aulas da rede convencional, estão sendo realizadas em modo remoto, com as atividades sendo entregues nas instituições de ensino.

Os 14 professores dedicados ao programa também interagem com os alunos de forma virtual, através de grupos no WhatsApp, com vídeos e explicações das atividades.

Além disso, segundo a Prefeitura Municipal, ainda há vagas para novos alunos. Podem se inscrever jovens e adultos, a partir de 15 anos, que não tenham concluído os estudos. Os interessados podem obter mais informações sobre vagas e matrículas através do portal da Secretaria da Educação (educacao.colombo.pr.gov.br) ou pelo telefone 41 3675-5010.

EJA

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que tem as funções reparadora (oportunizando o acesso de um direito que foi negado no passado ou que deixaram essa oportunidade para trás), equalizadora (pois propõe a igualdade de oportunidade de acesso e permanência na escola) e qualificadora (pois viabiliza o conhecimento e aprendizagem, com maior importância na formação de um sujeito consciente e participativo). “A EJA faz parte de uma das metas para a Secretaria, em avançar no número de pessoas alfabetizadas e expandir os conhecimentos e oportunidades dos moradores da nossa cidade, porque a educação é a porta para o futuro”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Educação, Professor Alcione Giaretton.

Atualmente, nove escolas municipais possuem ensino EJA disponível, com 198 alunos regularmente matriculados. Dessas instituições, apenas uma é sede autorizada, e as outras 8 escolas, são denominadas como APED – Ação Pedagógica Descentralizada. Esse nome se dá às instituições que ainda não possuem autonomia e dependem de uma escola como reguladora de suas atividades. Em Colombo, a Escola Municipal Padre Durval Secchi, no Guaraituba, é a instituição responsável pelas APEDs.

Segundo a Assessora Pedagógica da Coordenação do Ensino Fundamental, Jarlene Almeida, o planejamento pedagógico se baseia no Referencial Curricular do Paraná. “Hoje temos um planejamento em andamento, bem como uma programação já preestabelecida para atender os alunos matriculados na EJA, tendo como prioridade levar o ensino da melhor forma possível a cada estudante, utilizando metodologias condizentes com a vivência e experiência de cada um”, explicou.

Compartilhe nas Redes Sociais: