Muito se fala a respeito do descarte correto do óleo de cozinha usado, mas ainda hoje existem diversas dúvidas. Atualmente, no município de Colombo conta com 81 Ecopontos de coleta do produto, todos espalhados por diversos bairros.

“Dessa forma, os moradores podem optar pela unidade mais próximas da sua casa para fazer o descarte consciente. Evitando assim, que seja despejado no esgoto ou solo, e consequentemente preservando o meio ambiente”, disse a prefeita de Colombo Beti Pavin.

Segundo a Lei 12.305/2010, a coleta do produto, transporte e destinação adequada é de responsabilidade das empresas do ramo. Assim, ele poderá ser reutilizado para a geração de novos produtos como: Biodiesel, Sabão, Tintas e Óleo Lubrificante.

Entre os diversos pontos de entrega voluntária dentro do município, estão as escolas e CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil). Todos os locais e seus endereços podem ser conferidos na tabela.

Destinação Incorreta

Ao ser despejado em pias ou vasos sanitários, o óleo acaba ficando retido nos canos da rede de esgoto. Essa prática proporciona e incentiva o surgimento de pragas que podem causas doenças. Entre as principais estão: a leptospirose, febre tifoide, cólera e hepatites, que são transmitidas para humanos e animais.

“Além disso, o óleo encrustado nos encanamentos também dificulta a passagem das águas pluviais e causa o extravasamento de água na rede de esgoto e o seu entupimento, levando ao mau funcionamento das estações de tratamento”, enfatiza Busato.

Outro ponto, é a diferença de densidade entre a água e o óleo, que faz com que o produto fique na superfície dos rios e lagos, impedindo a entrada de luz e oxigênio. 

Compartilhe nas Redes Sociais: