Com a presença de quatro dos seis candidatos à Prefeitura de Colombo, o debate do Jornal de Colombo trouxe à tona o debate público da nossa cidade e o estímulo à plena democracia.

O último dia 3 de novembro entrou para a história do Jornal de Colombo. Há 21 anos, a publicação pavimentou um caminho de credibilidade, que o permitiu se tornar no principal veículo de comunicação ainda ativo do município. E a realização do Debate Eleitoral com os candidatos à Prefeitura de Colombo nestas Eleições de 2020 já é, certamente, um dos pontos altos do trabalho feito pelo Jornal desde sua fundação.

O debate reuniu a candidata Aline Neves (PSOL) e os candidatos Altair Caitano (PT), Helder Lazarotto (PSD) e Joel Cordeiro (PODEMOS). Durante os cerca de 40 minutos de transmissão, prevaleceu o respeito entre os candidatos e, principalmente, à população colombense. Ainda que adversários, os candidatos trouxeram, cada com com suas respectivas visões e ideologias, suas propostas e ideias para a cidade, sem ataques. 

Para a diretora-presidente do Jornal de Colombo, Zoleide dos Santos, a realização do debate eleitoral é benéfica para a sociedade local e também aos candidatos. “Pessoalmente, considero uma honra poder proporcionar essa oportunidade para que a população de Colombo possa conhecer os candidatos ao principal cargo da política local e também por permitir que os candidatos tenham a possibilidade de falar de maneira geral sobre seus ideais. O Jornal de Colombo sempre cumpriu seu papel de informar os colombenses sobre os fatos mais importantes do município, e não poderia ser diferente durante o período eleitoral”, destacou Zoleide. 

O mediador e jornalista do Jornal de Colombo, Yuri Casari, considera que o debate público é mais uma ferramenta de escolha do eleitor e que traz um ingrediente adicional: o pleno exercício da democracia. “Um dos pilares de uma sociedade democrática é o direito à informação de qualidade. Dentro do Jornal de Colombo, desde o início do período eleitoral, discutimos internamente o desejo de promover um debate. O Brasil possui um histórico recente de democracia, e nós, como imprensa, temos um papel fundamental de estimular o cidadão a refletir criticamente sobre a política. E um debate que coloca frente a frente aos candidatos contribui para isso”, afirma. 

O debate contou com a presença dos advogados Cristiano Baratto, Denilson Janderson Trombetta e Tatiane Rodrigues de Oliveira para a missão de avaliar os pedidos de direito de resposta.

Protocolo de segurança

A realização do evento cumpriu todos os protocolos relacionados à Covid-19, estabelecidos pela Prefeitura Municipal e pelas resoluções da Secretaria Municipal de Saúde. Não houve a presença de plateia. Estiveram presentes no local do debate apenas os candidatos, dois acompanhantes por candidato, equipe técnica da transmissão e colaboradores do Jornal de Colombo.

Como acessar?

O Debate Eleitoral do Jornal de Colombo foi transmitido pela internet e está disponível, na íntegra, na página do Facebook do Jornal de Colombo (facebook.com/jornaldecolombo) e no canal do YouTube do Jornal de Colombo. 

FALA CANDIDATO! 

ALINE NEVES (PSOL – 50)

Eu gostaria que todos os candidatos estivessem presentes. Acredito que quem perde com isso é a população, pois é um espaço em que as pessoas conhecem as propostas. Espero que o Jornal de Colombo e também outras mídias, proporcionem outros espaços para que a população tenha acesso ao debate público e consiga fazer uma escolha consciente. Minha expectativa é que os trabalhadores e trabalhadoras despertem consciência de classe, se identifiquem e olhem para mim como uma trabalhadora, uma moradora de Colombo que nasceu, cresceu e milita aqui, e retirem o poder das mãos das oligarquias locais.

ALTAIR CAITANO (PT – 13)

Eu achei o debate excelente. É um espaço para você debater a cidade, o projeto que a gente pensa. Infelizmente, tivemos alguns problemas com a chuva, com os candidatos que não vieram, mas o caminho é esse. Dou meus parabéns a Zoleide e ao Jornal de Colombo pela iniciativa de fazer esse debate tão importante para a nossa cidade. Temos que continuar (a discutir), apesar de faltar apenas dez dias de campanha. Só por ter esse espaço, debatendo e levando nossas ideias, já valeu a pena a disputa. Tenho certeza que no dia 15 seremos vencedores. Talvez não no resultado das eleições, mas vencedores porque conseguimos passar aquilo que pensamos de verdade para as pessoas. 

HELDER LAZAROTTO (PSD – 55)

Eu parabenizo o Jornal de Colombo pela iniciativa. Achei que foi um debate de alto nível em que todos os candidatos puderam apresentar suas propostas. Lamento a ausência dos candidatos que não tiveram respeito com a população de Colombo. E esperamos no dia 15 a vitória. Vamos com competência, com condição e com a ajuda do nosso governador Ratinho Junior tirar a saúde de Colombo da UTI.

JOEL CORDEIRO (PODEMOS – 19)

Eu achei o debate muito bom. A democracia acima de tudo no nosso país. Temos que valorizar isso porque muita gente perdeu a vida pela democracia no Brasil. Infelizmente, alguns candidatos não aproveitam esse momento. Parabenizo o Jornal de Colombo e tenho certeza que foi mais um passo para o eleitor entender o que está acontecendo em Colombo e agradeço o convite por estar aqui. Minha expectativa é que eu seja o candidato mais votado e seja o próximo prefeito de Colombo. Penso na responsabilidade que é ser o prefeito, mas também vejo que é minha missão. 

 

Compartilhe nas Redes Sociais: