O dinamismo com que o novo coronavírus se espalha faz com que a cada hora as notícias ganhem novos contornos. Os governos dos três níveis precisam informar novos dados e tomam novas decisões diariamente. Neste texto, atualizado às 8h32 desta sexta-feira, 20, indicamos os números de casos no Brasil, no Paraná, em Curitiba e, eventualmente, se houver casos em Colombo. Também listamos as novas medidas governamentais definidas na quinta-feira, 19.

Novos casos confirmados e mortes

De acordo com o mapa de monitoramento da universidade americana John Hopkins, em todo o mundo são 224 mil infectados, com mais de 10 mil mortes causadas pelo Covid-19. No Brasil, o balanço oficial do Ministério da Saúde afimra que há 621 casos confirmados em 22 estados e no Distrito Federal. O número, porém, diverge em relação aos dados das secretarias estaduais, chegando a 648 casos. Em todo o país, já são sete óbitos relacionados à doença.

No Paraná, o Governo do Estado divulgou nesta quinta-feira, 19, um novo balanço, informando mais nove casos confirmados, totalizando em 23 casos. Entre as confirmações, 17 são de Curitiba, dois de Cianorte e um de Campo Largo, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina. No informe desta quinta-feira, os municípios de Guaratuba, Paranaguá, Renascença, Arapongas, Faxinal e Toledo, aparecem na lista dos locais com casos suspeitos da doença. Colombo não possui, por enquanto, sequer casos suspeitos.

Medidas de combate

Também nesta quinta-feira, 19, o Governo do Estado, através do governador Ratinho Junior, emitiu uma série de decretos buscando a contenção do vírus. Primeiramente, foram assinados os decretos 4.299 e 4.300, que autoriza a contratação de mais 256 profissionais da saúde aprovados em concurso público para encorpar a força-tarefa contra o coronavírus no Paraná. Outros 106 também foram convocados e estão finalizando nesta semana as avaliações médicas, totalizando 362 novos servidores. 

Já o decreto 4.301/20 toma uma medida que seria inevitável, determinando o fechamento de shopping centers e estabelecimentos congêneres, além de academias e centros de ginástica por tempo indeterminado. O Estado também emitiu um ofício para entidades de representação de restaurantes, bares e centros/polos gastronômicos com a recomendação para fechamento destes estabelecimentos até a meia-noite. Na mesma data, foi emitido o decreto 4.302/20, complementando o anterior, que libera o funcionamento de consultórios médicos, unidades hospitalares, laboratoriais e farmacêuticas instalados em shoppings centers e também autoriza supermercados, bancos, postos de combustíveis e revendedores de gás a manter as atividades em centros comerciais e galerias, assim como estabelecimentos que fornecem alimentação exclusivamente para entrega em domicílio.

URBS altera tabela de linhas do transporte coletivo

Em reunião com as empresas de ônibus na tarde desta quinta-feira, 19, ficou acertado que serão cortadas, a partir desta sexta-feira, 20, as tabelas extras, que geralmente são colocadas pela manhâ e à tarde. A partir de segunda-feira, 23, os ônibus usarão tabela de sábado, com exceção das linhas Expresso, Ligeirões e Linha Direta Inter 2, que não sofrerão alterações. O horário de sábado vale de segunda a sexta-feira. Aos sábados será usada a tabela de domingo. A tabela de domingo permanece inalterada. Também ficou decidido interromper o funcionamento da Linha Turismo a partir desta sexta-feira, 20. Segundo a URBS, o transporte coletivo teve uma diminuição de 37% no fluxo de passageiros

Compartilhe nas Redes Sociais: