Entre as atividades mais atingidas pela pandemia do novo coronavírus estão as iniciativas culturais. Sem a possibilidade de aglomerações, diversas apresentações, espetáculos e ações deste segmento tiveram de ser canceladas ou adiadas. Além disso, até mesmo ensaios se tornaram complicados de serem feitos. Porém, a tecnologia permite, ainda, que algumas ações sejam promovidas, apesar de toda a dificuldade. É o caso do Coral Municipal, vinculado ao CEU das Artes. Criado em 2019, pela Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude de Colombo, o Coral, formado por 30 coralistas, visa estimular o fortalecimento de vínculos entre os participantes por meio de apresentações musicais, oficina de técnica vocal, e expressão corporal. “Nosso Coral do CEU das Artes não parou durante a pandemia. Mesmo à distância, conseguimos graças ao esforço de todos e à dedicação especial do Maestro Gil Gonçalves”, disse o coordenador do CEU das Artes, Osni Mendes.

Na última semana, o coral produziu remotamente a apresentação da música Hallelujah, de Leonard Cohen. “Ficamos muito felizes em proporcionar momentos de lazer, solidariedade e união entre os colombenses, mesmo distantes devido ao vírus. Todos que apresentaram estão de parabéns, o vídeo é emocionante”, afirmou o secretário da pasta, Paulo César Cardoso.

Cada aluno do coral gravou a si mesmo através do celular e o maestro Gil Gonçalves produziu e editou o material. Antes da pandemia, os ensaios aconteciam às quartas-feiras, das 19h às 21h e hoje continuam de forma remota no mesmo horário. “Com o início da pandemia e das novas orientações de distanciamento social e aglomerações, tivemos que nos adaptar para continuar com os ensaios. Os participantes foram aos poucos se acostumando”, explica o maestro. O vídeo da apresentação está disponível para visualização e download neste link.

Compartilhe nas Redes Sociais: