Na última sexta-feira, 10, na Câmara Municipal de Colombo, aconteceu a solenidade de posse dos conselheiros tutelares que foram eleitos em 2019 para o exercício 2020-2024 no município. Durante o pleito, ocorrido no dia 6 de outubro, participaram 32 candidatos para as cinco vagas disponíveis. No total, 6.225 pessoas registraram voto. Valeria Alberti, Leomar Fernandes de Faria, Jackson Veloso de Lira, Miguel da Silva e Elisângela Rios foram os mais votados e foram diplomados durante o evento, que contou com a presença do vice-prefeito Sergio Pinheiro; do presidente da Câmara, Vagner Brandão; dos vereadores Edson Baggio, Issa, Marcos Dumonte e Vardão; da secretária de Assistência Social Maria da Silva Souza, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ester Persike e do tenente-coronel Jefferson Silva, do 22º Batalhão de Polícia Militar (22 BPM). Além disso, foram indicados como primeiro e segundo suplentes Jeremias José Fontoura e Reginaldo da Luz Pereira.  

O Conselho Tutelar, e seus conselheiros, conforme indica o artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), têm a responsabilidade de atender crianças e adolescentes que tenham seus direitos violados, além de promover a orientação de famílias e a aplicação de medidas protetivas.  

“Sabemos que o quadro geral da infância e da criança no Brasil não é bom. Há muitos desafios a serem enfrentados. Mas temos o Estatuto, que é nosso documento oficial. Sabemos que tivemos bastante afronta a este documento, mas é ele que garante os direitos e está aqui sobrevivendo a tantos ataques. Cabe a nós, conselho de direitos e a vocês conselheiros tutelares, que vão ,atendam e façam o seu melhor”, disse Ester Persike, durante pronunciamento, aos conselheiros eleitos. A secretária Maria da Silva Souza também teve fala importante na solenidade, ressaltando pontos de avanço nos últimos anos em relação à Assistência Social e o atendimento feito pelo Conselho Tutelar. “Caminhamos bastante. Hoje temos cinco casas de acolhimento, das quais quatro são da Prefeitura, apenas para crianças e adolescentes. Não há mais uma mistura com pessoas idosas, com mulheres vítimas de violência, com pessoas em situação de rua. São ambientes específicos. Nosso orçamento hoje passa dos R$ 3 milhões, sendo que só para o Conselho Tutelar é de R$ 500 mil. Ainda falta muita coisa a se fazer, mas já avançamos bastante”, declarou.  

Também fez uso da palavra o vereador e presidente da Câmara, Vagner Brandão. “O conselheiro tem uma importância muito grande na comunidade, no dia a dia dos colombenses. É momento de saber que vai ser uma batalha a cada dia. Gostaria de parabenizar a Ação Social e a presidente do Conselho, que conduziram essa eleição de uma forma excepcional. E não podemos deixar de fora nossa prefeita Beti Pavin e o vice-prefeito Sergio Pinheiro, pois são pessoas que estão ao lado da secretaria e do Conselho para que as coisas se tornem realidade”, disse. 

Por fim, o vice-prefeito Sergio Pinheiro parabenizou os conselheiros eleitos. “Cumprimento em especial os conselheiros eleitos. É uma responsabilidade muito grande. A partir do momento que vocês se colocaram à disposição, assumem um desafio que terão pela frente. Vocês estarão em contato direto com as famílias em momentos delicados. Terão que ter o entendimento para preservar e garantir os direitos. Desejo todo o sucesso aos novos conselheiros, com muito trabalho, dedicação e coração”, disse Pinheiro, que também destacou outras ações da Prefeitura em áreas relacionadas. “Além de todo esse trabalho que tem sido feito na Assistência Social, estamos avançando. Estamos em um momento de construção de 4 CMEi’s, simultaneamente, nos bairros Jardim Paraná, no Atuba, no Parque dos Lagos e no Jardim Eucaliptos e também a implantação das escolas integrais”, completou. 

Participação popular 

O número de mais de 6 mil eleitores representou um aumento de 70% na participação da população local em relação ao pleito anterior, realizado em 2015. O número de candidatos também teve um aumento expressivo, saindo de 18 para 32. A presidente do CMDCA, Ester Persike, ressaltou o trabalho feito durante a disputa eleitoral. “Tivemos várias situações, mas no final deu tudo certo. A eleição ocorreu de forma transparente, com muita lisura e muito trabalho”, afirmou.  

Atendimento 

É importante lembrar que o cidadão pode contatar o Conselho Tutelar se verificar alguma situação de violação dos direitos da criança e do adolescente. A sede do órgão, localizada na Avenida São Gabriel, 2823, pode ser acionada através dos telefones 3666-6319 e 3666-5058, e do celular de plantão 98827-0836. 

Compartilhe nas Redes Sociais: