Na última segunda-feira, 13, a Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento do Coronavírus da Cãmara Municipal de Colombo promoveu uma reunião com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). O objetivo do encontro foi expor demandas da população em relação ao transporte coletivo, de responsabilidade da autarquia. 

O diretor de transportes da Comec, Wilianson Alves Correa, detalhou o funcionamento do transporte no município. “A Comec está determinando a lotação dos ônibus. Essa lotação considera o número de pessoas sentadas e em pé. Isso não é uma norma do Estado e do município. Quem determina a lotação de um veículo é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Desde o início da pandemia já foram realizadas mais de 116 ajustes em linhas. Nós estipulamos em 65% a ocupação máxima de um ônibus comum. Agora esses ônibus não podem andar com mais de 55 pessoas nos horários de pico. Nos demais horários, o máximo é de 55%. Diariamente temos acompanhado isso. Em alguns horários, os veículos estão operando com menos de 50% de lotação. São vários setores envolvidos e esforços para que o serviço do transporte coletivo possa continuar”, disse.

Ainda de acordo com o representante da Comec, o órgão tem destacado a necessidade dos empregadores de diversos segmentos adotarem horários alternativos, para que o volume de usuários do transporte tenha uma redução. “O presidente Gilson (nota da redação: Gilson Santos, presidente da Comec) tem falado constantemente que é impossível manter o distanciamento social de dois metros nos horários de pico, conforme orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS). Obviamente essa distância não dá para ser mantida, nem com todos sentados. Pedimos a colaboração dos usuários e dos empregadores para alterarem os horários para que as pessoas não utilizem os ônibus nos horários de pico. Peço para os vereadores observarem esses problemas e nos contatar para melhorarmos os serviços prestados”, completou.

Participaram da reunião os vereadores Anderson Prego (PT), Jerçon (PTB) e Vardão (PP), membros da comissão especial.

Recesso

Na terça-feira, 14, foi realizada mais uma sessão ordinária do Legislativo colombense. Esta foi a última sessão do primeiro semestre, já que no período de 15 a 31 de julho ocorre o recesso parlamentar de meio de ano. 

Compartilhe nas Redes Sociais: