Na noite desta quarta-feira, 21, a rede de televisão Band Paraná promoveu o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Colombo. Dos seis candidatos, apenas três puderam comparecer nos estúdios do canal em Curitiba: Aline Neves (PSOL), Helder Lazarotto (PSD) e Joel Cordeiro (Podemos). Estiveram ausentes Altair Caitano (PT), que foi testado positivo para a Covid-19; Sergio Pinheiro (DEM), que optou por não comparecer; e Thiago de Jesus, que preferiu fazer uma live em sua própria página.. Ainda que desfalcado, o debate foi importante para ouvir propostas dos três candidatos, mas também para avaliar a postura de cada um diante do confronto de ideias.

Aline Neves, a única candidata mulher destas eleições, foi combativa e soube atacar pontos frágeis dos outros dois candidatos presentes. Ciente de sua posição no pleito, a candidata da Frente de Esquerda Socialista trouxe situações importantes ao debate, fazendo questionamentos e falas que muitos populares gostariam de fazer. O único ponto negativo, de fato, foi a falta de experiência no processo político, demonstrando nervosismo em alguns momentos.

Helder Lazarotto teve um espaço amplo para apresentar suas propostas. Naturalmente, a expectativa era de um duelo com o candidato da atual administração, o vice-prefeito Sergio Pinheiro. Com a ausência do principal rival, Helder pôde explorar sua parceria com o Governo do Estado. Ainda que tivesse que enfrentar a combatividade de Aline e Joel, o candidato do PSD soube se sair bem quando confrontado, sempre usando o trunfo de ser o candidato apoiado por Ratinho Junior. Mesmo quando atacado diretamente, como aconteceu logo no início em pergunta de Joel Cordeiro, Helder contra atacou na mesma altura. 

Joel Cordeiro, por sua vez, tentou se aproveitar como terceira via, rejeitando os dois principais grupos políticos do município, atualmente simbolizados pelos candidatos Sergio Pinheiro (DEM) e Helder Lazarotto (PSD). Assim como Helder, mesmo quando colocado contra a parede pelos outros dois participantes, soube ser enfático em suas respostas e ao contrário do que se esperava, movimentou o debate mesmo com a falta de metade dos candidatos. 

Ausências

Com exceção de Altair Caitano, que foi diagnosticado com a Covid-19, os candidatos Sergio Pinheiro e Thiago de Jesus não compareceram no debate por opção. Naturalmente, a ausência de ambos foi assunto das falas dos candidatos presentes.

Aline Neves optou por destacar a presença do próprio grupo, desprezando os ausentes. “Temos várias versões de Beti e J.Camargo nessas eleições. Eles não usam o SUS (Sistema Único de Saúde), não sentem falta de hospital, não sentem falta de auxílio emergencial. Nós não fugimos desse debate”, afirmou. 

Helder Lazarotto foi veemente ao criticar os candidatos Sergio Pinheiro e Thiago de Jesus pela não presença no evento. “Lamento a ausência dos demais candidatos, que demonstra a falta de interesse com a população de Colombo, falta de responsabilidade e a falta de coragem para debater os problemas e os projetos para a nossa cidade”, disse.

Joel Cordeiro foi irônico ao comentar as ausências.“Aos candidatos que não vieram, torçam por mim, pois estarão torcendo por nossa cidade”, comentou. 

Compartilhe nas Redes Sociais: