Nesta segunda-feira, 27, a partir das 13 horas, a segunda fase da vacinação contra a gripe será retomada em Colombo. O município recebeu nesta semana um novo lote com 3 mil doses de vacina enviado pela Secretaria de Estado da Saúde. A imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde. Nesta fase, que iniciou no dia 16 de abril e se encerra no dia 8 de maio, fazem parte do grupo prioritário os profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, pessoas com doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade, profissionais do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.

“O objetivo da campanha é de minimizar as infecções causadas pelo vírus da influenza, já que vivemos tempos de pandemia e todo cuidado é fundamental. Devemos destacar também que a vacina não evita o novo coronavírus. Por isso manter os cuidados básicos como lavar as mãos e manter o distanciamento físico e social é muito importante”, disse o secretário da pasta, Antoninho Barth, que orientou também que os idosos que não se vacinaram na primeira fase, podem procurar uma Unidade de Saúde. 

Para a imunização, alguns membros do grupo prioritário devem levar documentos específicos. Os portadores de doenças crônicas devem portar receita/declaração médica que comprove a doença, em casos de tratamento no sistema particular. Caminhoneiros devem comprovar a profissão portando um dos documentos: carteira de trabalho, ou contracheque com RG, ou carteira de sócio dos sindicatos de transporte, ou carteira de habilitação C ou E, ou crachá funcional. Já os motoristas e cobradores do transporte coletivo devem apresentar o crachá funcional no momento da vacinação.

Compartilhe nas Redes Sociais: