Na sexta-feira, 26, o município de Colombo informou a chegada de um novo lote de vacinas contra a Covid-19 contendo 1220 doses, sendo 360 provenientes do Instituto Butantan (CoronaVac) e outras 860 da Fundação Oswaldo Cruz (AstraZeneca/Oxford).

Com isso, Colombo deve iniciar na próxima semana a imunização da população na faixa etária de 85 a 89 anos. A Secretaria Municipal da Saúde está organizando a distribuição das doses entre as unidades de saúde de acordo com o número de idosos nesta faixa etária presentes na área de abrangência de cada UBS (Unidade Básica de Saúde).

A distribuição das vacinas por parte do Governo Federal tem sido lenta. Por isso, a Prefeitura de Colombo enviou dois protocolos de intenção de compra (um para o Butantan e outro para a FioCruz) para a aquisição de 50 mil doses, após decisão do STF (Superior Tribunal Federal) que autorizou estados e municípios a comprarem diretamente os imunizantes, desde que houvesse insuficiência de vacinas ou que a União não cumpra o Plano Nacional de Vacinação.

Até o momento, de acordo com os dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde, foram imunizados com a primeira dose 2.697 pessoas. Destas, 873 já receberam a segunda dose. Lembrando que ambas as doses devem ser do mesmo fornecedor.

Compartilhe nas Redes Sociais: