Colombo investe em mais de 50km de calçamento - Jornal de Colombo

Colombo investe em mais de 50km de calçamento

Colombo investe em mais de 50km de calçamento

Com a intenção de melhorar o trânsito de pedestres, trazendo segurança e qualidade para a população que transita diariamente pelas vias públicas, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Obra e Viação está promovendo a construção de novas calçadas no município. As obras que estão em andamento, iniciaram em novembro de 2019, e contemplam

Com a intenção de melhorar o trânsito de pedestres, trazendo segurança e qualidade para a população que transita diariamente pelas vias públicas, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Obra e Viação está promovendo a construção de novas calçadas no município. As obras que estão em andamento, iniciaram em novembro de 2019, e contemplam as ruas que cruzam as áreas urbanas em uma extensão de cerca de 50 quilômetros lineares, em um investimento total de R$ 6.528,383,52.

“Pedestres e ciclistas deixam de dividir espaços com os veículos nas pistas de rodagem, e passam a contar com mais segurança em seus trajetos. Assim como os carros e transporte coletivo também estão sendo privilegiados com essas mudanças”, explica o secretário da pasta, Agnaldo Santos. Ainda de acordo com o responsável, os passeios estão sendo construídos dentro da norma 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que garante acesso com comodidade e segurança a pedestres, idosos e portadores de deficiência.

A construção dos novos calçamentos está sendo realizado por região. De novembro para cá, cerca de 11.635 quilômetros das novas calçadas já estão prontos e contam com meio fio, faixa de passeio em asfalto, com 1,20 metros de largura e rampas de acesso ao longo da pista. Na primeira fase estavam incluídos os bairros Parque Embu, Centro, Santa Cruz/Santa Tereza, Ana Rosa, Jardim Guadalajara e Jardim Arapongas. “Aparentemente é uma obra simples, porém de muita importância para a cidadania e a segurança dos pedestres. E também oferece condições plenas de acessibilidade para nossa população”, afirma Agnaldo.

Essa etapa contou com 7.946 quilômetros de calçamento aplicados, divididos entre as seguintes ruas: Pau Brasil, Pinheiros, Juazeiro; José Bonato Strapasson; José Beira da Silva, Pássaro Preto, Uirapuru; Curió, Paruru, Sabiá, Pardal; Guilherme Weigert; e Antônio Zem. Na segunda região os bairros contemplados foram o Jardim Esmeralda, Campo Pequeno, Osasco, São Domingos, Rio Verde, São Sebastião e Monza. Para este trecho, receberam os serviços as ruas Rio Japurá; Luíz Gulin, Das Olarias; Prefeito Pio Alberti, Ludovico Kachel; Aquiles Stenghel Colle; Alfredo Miguel Baduy; e José Coradin.

Ao todo, mais de 30 bairros e cerca de 49 ruas serão beneficiados segundo o cronograma do projeto. “Estamos apenas no começo, ainda há muito por fazer para que assim possamos seguir contribuindo para a melhora da mobilidade urbana no município”, concluiu o secretário.

Posts