O município de Colombo, junto dos municípios de Mandirituba e Quatro Barras, assinaram nesta quinta-feira, 6, o Termo de Cooperação Técnica junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública. Com o acordo, haverá o compartilhamento de informações de segurança pública, com as cidades podendo ter acesso a informações estaduais de segurança, e em contrapartida, fornecendo dados internos e imagens das câmeras de segurança locais ao Estado.

O acordo permite que as forças de segurança tenham acesso ao sistema das guardas municipais e a informações sigilosas do órgão. De acordo com a SESP, isso garante  maior rapidez a processos que necessitem o compartilhamento de dados entre os órgãos. Os municípios que aderiram ao termo, poderão acessar o Business Inteligence (BI), um sistema que contém informações utilizadas pela Secretaria para elaboração de ações. A assinatura do documento também viabiliza que as guardas municipais verifiquem informações do Boletim de Ocorrências Unificado (BOU).

Representando Colombo, esteve presente na ocasião da assinatura a prefeita Beti Pavin; o superintendente municipal de Segurança e Trânsito de Colombo, Jonatas Rodrigues e o guarda municipal Luiz Brisola. “O que nós temos de informação, passamos para a Secretaria da Segurança e vice-e-versa. Com estas medidas de segurança, que estão sendo implementadas, é a população de Colombo quem ganha”, destacou Beti.

Também marcaram presença na solenidade de assinatura do documento a chefe de Gabinete da SESP, delegada Luciana de Novaes; o assessor civil da pasta, delegado Vinícius de Carvalho; o diretor do Departamento de Inteligência do Paraná, delegado Sivanei de Almeida Gomes; o coordenador do setor de Engenharia da Secretaria da Segurança Pública, major Ivan Ricardo Fernandes; o subcomandante da Guarda Municipal de Mandirituba, Flávio Henrique Gelenski; o comandante da Guarda Municipal de Quatro Barras, Alex Grey; o chefe de gabinete do deputado estadual Romanelli, Ronald Oliveira; e o deputado estadual Delegado Recalcatti.

O acordo também já foi firmado com São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul, Pinhais, Campo Largo, Araucária, Sarandi, Arapongas, Londrina e Paranaguá.

Compartilhe nas Redes Sociais: