No início da tarde desta quarta-feira, 17, o prefeito Helder Lazarotto e o vice-prefeito Alcione Giaretton, assinaram o ofício de intenção de convênio para solicitar autorização para emissão do Porte de Arma Funcional ao efetivo da Guarda Municipal de Colombo. O documento será encaminhado à Superintendência da Polícia Federal.

O prefeito Helder Lazarotto destacou a iniciativa que faz parte de uma reestruturação da Guarda Municipal colombense. “É um momento simbólico, mas muito importante, que é a solicitação da licença de autorização para que nossa Guarda possa usar armamento. Existe uma legislação que guardas municipais com efetivo menor que 120 homens, inicialmente, não poderiam ser armados. Conseguimos que a Polícia Federal nos autorizasse a fazer os trâmites necessários”, disse.

O prefeito também lembrou as possibilidades de melhorias no âmbito da segurança pública, elencadas no plano de governo da atual gestão ainda no período eleitoral. “Essa é a primeira de muitas ações que nós queremos fazer para fortalecer a nossa Guarda, fortalecer a nossa segurança e da nossa população e dos comerciantes. A questão do reforço da estrutura da GM e do monitoramento por imagens, são a maior parte que o município pode fazer dentro daquilo que lhe cabe para ajudar na segurança pública da população”, afirmou.

Por fim, Helder explicou que investimentos na Guarda Municipal serão sugeridas no próximo Plano Plurianual, que define o orçamento para um período de quatro anos e que estabelece a visão estratégica da gestão municipal. “Durante este ano estaremos encaminhando o novo Plano Plurianual para que seja avaliado pelos vereadores que vai constar a ampliação do efetivo da Guarda Municipal, para que possamos ter orçamento para realizar concurso público”, completou.

O comandante da GM de Colombo, Fabricio Camargo, afirmou que este é um ponto alto na história de pouco menos de uma década da Guarda Municipal de Colombo. “Estamos nessa luta há quase nove anos e hoje é um momento histórico para o município de Colombo. A assinatura deste ofício mostra a vontade da nossa gestão de armar a Guarda Municipal, valorizando os profissionais que saem às ruas, e que infelizmente não têm como defender a população e a própria vida. É um dos passos mais importantes do município de Colombo desde a criação da nossa Guarda Municipal”, afirmou.

O vice-prefeito Alcione Giaretton valorizou o trabalho dos profissionais envolvidos na GM e do comandante Camargo. “Estamos assistindo de perto um primeiro passo de um projeto construído junto com esses meninos aqui (se referindo à tropa). Fico feliz em ver um de vocês no comando, que foi o que nós planejamos e construímos juntos. O Fabrício tem todo o conhecimento e expertise para ser um grande comandante e para estar à frente desse projeto que se inicia hoje”

A assinatura do ofício se deu em ato simbólico realizado na sede da Guarda Municipal, ao lado do Terminal de Ônibus do Alto Maracanã e contou com a presença da tropa da GM, da vereadora Dolíria Strapasson e dos vereadores Evandro França, Joel Bueno, Pastor Carlinhos, Ratinho de Colombo, Renato da Farmácia, Rodrigo Coradin, Sidinei Campos e Vital Cabelereiro. Segundo a Prefeitura, a breve solenidade teve o objetivo de reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pelos guardas municipais.

Compartilhe nas Redes Sociais: