Quem cuida da separação do lixo em casa já deve ter passado por essa situação quando uma lâmpada se torna inservível. O que fazer com esse material? Lixo comum? Reciclável? Coloco em uma caixinha e deixo para o caminhão do lixo pegar? Por se tratar de um material que contém substâncias qúímicas nocivas à saúde e ao meio ambiente, o ideal é que as lâmpadas sejam destinadas a locais específicos, como os postos de coleta implantados em nove pontos do município, chamados de Ecopontos.

A iniciativa dos Ecopontos acontece por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Instituto Água e Terra, Ministério Público e Grupo R-20. “É preciso seguir todos os cuidados, evitando assim que essas lâmpadas sejam prensadas ou quebradas, e assim liberem substâncias químicas que fazem parte da sua composição, como o mercúrio”, explica a diretora de Resíduos Sólidos de Colombo, Tatiane Soares Ribeiro.

De acordo com dados da Prefeitura, já foram coletadas 13.905 lâmpadas inservíveis em Colombo nos últimos 12 anos. O material segue estocado e será repassado para a Associação Brasileira de Gestão de Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus), que terá um período de seis meses para finalizar o recolhimento. Mas pense: 13 mil lâmpadas certamente é um número bem abaixo do que, de fato, foi utilizado pela população colombense. Por isso é importante, caso o cidadão não possa levar o material a um ecoponto, que as lâmpadas sejam separadas em caixas, devidamente identificadas para que os serviços de coleta possam coletar o material sem riscos. 

Confira a seguir, os nove pontos de coleta das lâmpadas inservíveis:

Mercados Rio Verde Av. Marginal Direita, 322 – Santa Terezinha

Mercados Rio Verde Rodovia da Uva, 2386 – Roça Grande

Mercados Rio Verde Rua Colômbia, 23 – Rio Verde

Mercados Rio Verde Rua Padre Francisco Bonato, 373 – Centro

Mercados Rio Verde Rua Abel Scuissiato, 1567 – Atuba

Mercados Rio Verde Estrada da Ribeira – Km 2,5, 5 – Maracanã

Mercados Santa Helena Av. São Gabriel, 2180 – São Gabriel

Pavin Materiais de Construção Rua Padre Francisco Bonato, 757 – Centro

Pavin Materiais de Construção Rua da Pedreira, 157 – Campo Pequeno.

Compartilhe nas Redes Sociais: