Colombo conta com nove pontos para coleta de lâmpadas fluorescentes - Jornal de Colombo

Colombo conta com nove pontos para coleta de lâmpadas fluorescentes

Colombo conta com nove pontos para coleta de lâmpadas fluorescentes

Quem cuida da separação do lixo em casa já deve ter passado por essa situação quando uma lâmpada se torna inservível. O que fazer com esse material? Lixo comum? Reciclável? Coloco em uma caixinha e deixo para o caminhão do lixo pegar? Por se tratar de um material que contém substâncias qúímicas nocivas à saúde

Quem cuida da separação do lixo em casa já deve ter passado por essa situação quando uma lâmpada se torna inservível. O que fazer com esse material? Lixo comum? Reciclável? Coloco em uma caixinha e deixo para o caminhão do lixo pegar? Por se tratar de um material que contém substâncias qúímicas nocivas à saúde e ao meio ambiente, o ideal é que as lâmpadas sejam destinadas a locais específicos, como os postos de coleta implantados em nove pontos do município, chamados de Ecopontos.

A iniciativa dos Ecopontos acontece por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Instituto Água e Terra, Ministério Público e Grupo R-20. “É preciso seguir todos os cuidados, evitando assim que essas lâmpadas sejam prensadas ou quebradas, e assim liberem substâncias químicas que fazem parte da sua composição, como o mercúrio”, explica a diretora de Resíduos Sólidos de Colombo, Tatiane Soares Ribeiro.

De acordo com dados da Prefeitura, já foram coletadas 13.905 lâmpadas inservíveis em Colombo nos últimos 12 anos. O material segue estocado e será repassado para a Associação Brasileira de Gestão de Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus), que terá um período de seis meses para finalizar o recolhimento. Mas pense: 13 mil lâmpadas certamente é um número bem abaixo do que, de fato, foi utilizado pela população colombense. Por isso é importante, caso o cidadão não possa levar o material a um ecoponto, que as lâmpadas sejam separadas em caixas, devidamente identificadas para que os serviços de coleta possam coletar o material sem riscos. 

Confira a seguir, os nove pontos de coleta das lâmpadas inservíveis:

Mercados Rio Verde Av. Marginal Direita, 322 – Santa Terezinha

Mercados Rio Verde Rodovia da Uva, 2386 – Roça Grande

Mercados Rio Verde Rua Colômbia, 23 – Rio Verde

Mercados Rio Verde Rua Padre Francisco Bonato, 373 – Centro

Mercados Rio Verde Rua Abel Scuissiato, 1567 – Atuba

Mercados Rio Verde Estrada da Ribeira – Km 2,5, 5 – Maracanã

Mercados Santa Helena Av. São Gabriel, 2180 – São Gabriel

Pavin Materiais de Construção Rua Padre Francisco Bonato, 757 – Centro

Pavin Materiais de Construção Rua da Pedreira, 157 – Campo Pequeno.

Posts