Foi divulgado nesta segunda-feira, 23, pela Prefeitura Municipal de Colombo, através da Secretaria de Saúde, por meio do departamento de Epidemiologia e Promoção à Saúde, um boletim atualizado sobre a situação do coronavírus no município. Nele, o município indica que, após resultados de exames comprobatórios, ficou confirmado o primeiro caso de colombense infectado pelo coronavírus. Segundo o informativo, o paciente que testou positivo para o Covid-19 em Colombo, esteve em recente viagem para a Itália e apresentou tosse e febre. Ou seja, ainda não é possível afirmar que há transmissão comunitária em Colombo, em que a transmissão ocorreu dentro do município. Entretanto, há ainda nove casos suspeitos sob investigação. Neste grupo, estão pessoas que estiveram em viagem ao exterior, em regiões que estão com a circulação do vírus ou que tiveram contato com casos suspeitos e estão sendo monitorados. Os dados divulgados pela Prefeitura estão em concordância com o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, que indica que outros três casos suspeitos foram descartados.  

Em nota, a Prefeitura reforça que “quem puder, fique em casa e só saia em casos de necessidade”. A nota reforça que, aos cidadãos que estão trabalhando, enquadrados nos serviços essenciais, é necessário manter uma rotina de higiene e limpeza durante o trabalho e ao chegar em casa.  

Fake news 

Desde a sexta-feira, 20, quando a Prefeitura Municipal divulgou os números dos primeiros casos suspeitos no município, uma série de áudios, imagens e textos começaram a se espalhar pelos celulares dos colombenses. Algumas dessas mensagens aterrorizavam a população, enquanto outras indicavam pessoas específicas como pacientes confirmados do vírus. Na primeira delas, que inclusive chegou a ser objeto de reportagem por alguns veículos, era cravada a confirmação de dois casos no condomínio Vida Bela, localizado na Rua Abel Scuissiato, no Atuba. A informação não se confirmou através dos órgãos oficiais. Em outra mensagem, a funcionária de um mercado no bairro São Gabriel era acusada de ter o coronavírus. Rapidamente, a informação foi facilmente desmentida. Houve ainda, uma mensagem anterior, divulgada desde a terça-feira, 17, de que uma agente de saúde da UPA do Alto Maracanã estaria infectada. Mais uma vez, as informações se mostraram inverídicas.  

Santa Casa 

Na sexta-feira, 20, a Prefeitura Municipal informou em seu site oficial de que o Comitê de Contingenciamento de Colombo sobre o COVID-19, presidido pela prefeita Beti Pavin, se reuniu através do secretário de Saúde, Antoninho Barth, com a Procuradoria do Ministério Público. A intenção do encontro foi solicitar ao MP um apoio para que a Santa Casa de Misericórdia possa ser reaberta, especialmente nesse momento de emergência. A nota emitida pelo poder público não informou uma definição, mas de acordo com fala da diretora de Gestão e Controle, Nice Andreia Almeida Lara, também presente na reunião, é possível ser otimista sobre um desfecho positivo. “Fomos muito bem recebidos e temos a certeza que poderemos contar com o respaldo do Ministério Público no enfrentamento ao coronavírus”, disse.  

Compartilhe nas Redes Sociais: