O número de casos totais de pacientes infectados pela Covid-19 em Colombo bateu novo recorde, tanto nos números disponibilizados pela Prefeitura Municipal quanto nos da Secretaria de Estado da Saúde. No boletim municipal desta segunda-feira, 29, foram 44 novos casos registrados. Destes, 28 são de pacientes em tratamento (27 em isolamento domiciliar e um hospitalizado). A partir destes dados, estão totalizados 273 casos totais. No boletim estadual, o número é ainda maior. No domingo, 28, a cidade teria, segundo a Sesa, 284 casos, o que representaria um acréscimo de 55 novos casos. Nesta segunda, o órgão adicionou outros dez casos, totalizando 292 casos do novo coronavírus no município.

A diferença nos dados, de acordo com a Secretaria de Estado, acontece porque os municípios têm critérios diferentes de confirmação de casos e que os dados são consolidados na gestão estadual, mas os municípios encaminham as informações para as regionais que repassam para o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Paraná (Cievs), na Sesa.

Também há divergência em relação aos óbitos. Enquanto o Estado já contabiliza dez mortes em Colombo, a Prefeitura indica apenas sete casos fatais. A Prefeitura admite as fatalidades, mas só adiciona aos números após o recebimento da Declaração de Óbito.

O boletim epidemiológico da Prefeitura Municipal também traz outros dados relativos à Covid-19 em Colombo. Um destes números apresenta a quantidade de pacientes sintomáticos respiratórios. Ou seja, que apresentam sintomas, mas por não terem complicações, encontram-se em isolamento domiciliar. É notório, no país todo, a falta de testagem em massa da população, e é aqui que estes pacientes se enquadram. Colombo possui, segundo os dados oficiais, 1205 pacientes considerados sintomáticos respiratórios. Quantos destes, de fato, estão ou estiveram infectados pelo novo coronavírus? O número de sintomáticos respiratórios é quase seis vezes maior do que o de confirmações. 

Crescimento contínuo

Na sexta-feira, 26, o Jornal de Colombo publicou matéria que indicava um aumento de mais de 40% nos casos de Covid-19 na última semana. Os gráficos elaborados por nossa reportagem levam em consideração os dados da Prefeitura Municipal, que estavam adiantados em relação aos dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde. Agora, a situação se inverteu. Entretanto, para manutenção destes gráficos, seguiremos utilizando os números gerados pelo município, apontando sempre que necessário, as divergências existentes.

Compartilhe nas Redes Sociais: