Na tarde da última quinta-feira, 11, o prefeito Helder Lazarotto assinou o termo de adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). O ato foi realizado na Regional Maracanã e contou com a presença da secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto; do secretário Executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Valdenir Veloso Neto; e da nutricionista do Núcleo Regional de Curitiba/DESAN, Anatolli Brusamolin.

Instituído no ano de 2006, ainda na primeira gestão do presidente Luis Inácio Lula da Silva, o SISAN é um sistema de gestão intersetorial de políticas públicas, participativo e de articulação entre os três níveis de governo para a implementação e execução das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. “[A adesão de Colombo] É um passo muito importante, onde garantirá um maior engajamento da sociedade civil organizada, um melhor acompanhamento de indicadores, além de mais facilidade em angariar recursos do Governo Estadual e Federal para que possamos trabalhar em prol da segurança alimentar de todos”, afirmou o prefeito Helder Lazarotto.

Para fazer parte do SISAN, é necessário que o município cumpra alguns requisitos. Atualmente, segundo o Governo Federal, mais de 450 municípios brasileiros fazem parte do sistema. “Ao integrar ao SISAN, Colombo abre caminhos para a garantia do Direito Humano à uma Alimentação Adequada (DHAA). Estamos muito felizes com esta importante conquista e vamos continuar trabalhando, pois sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente, como na formulação, execução e monitoramento das políticas que serão estabelecidas”, disse a secretária Elis Lazarotto.

Compartilhe nas Redes Sociais: