Colombo anuncia novas ações de combate à pandemia - Jornal de Colombo

Colombo anuncia novas ações de combate à pandemia

Colombo anuncia novas ações de combate à pandemia

Na tarde desta quinta-feira, 4, em reunião virtual com os secretários municipais e vereadores, o prefeito Helder Lazarotto anunciou novas medidas de combate à pandemia do novo coronavírus em Colombo. Com efeito imediato, a Prefeitura está realizando uma ampliação provisória da estrutura da Unidade de Pronto Atendimento do Alto Maracanã. “Sem vaga nos hospitais, os

Na tarde desta quinta-feira, 4, em reunião virtual com os secretários municipais e vereadores, o prefeito Helder Lazarotto anunciou novas medidas de combate à pandemia do novo coronavírus em Colombo.

Com efeito imediato, a Prefeitura está realizando uma ampliação provisória da estrutura da Unidade de Pronto Atendimento do Alto Maracanã. “Sem vaga nos hospitais, os pacientes permanecem mais tempo em nossas Unidades de Saúde. Com isso, há superlotação e consequentemente novos pacientes ficam sem atendimento médico. Apesar de ser uma atribuição do Estado, e o Paraná ser referência no combate a Covid-19, faremos tudo que estiver a nosso alcance para salvar vidas. Por isso, hoje mesmo estamos ampliando a nossa capacidade de atendimento no Pronto Socorro 24 horas do Alto Maracanã. Também vamos contratar novos profissionais da saúde, além da aquisição de novos equipamentos e insumos”, afirmou o prefeito.

Outra ação imediata é a prorrogação do pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O imposto, que já havia sido estabelecido com mais opções de desconto para o contribuinte, agora tem seu vencimento adiado. “Nossa prioridade é a vida e sei que vencida esta etapa, receberemos o apoio do governo do Paraná. É um momento difícil do ponto de vista sanitário, mas vamos vencer a pandemia. Inclusive determinei a publicação de um novo decreto para aliviar os contribuintes com a prorrogação da cobrança de tributos municipais neste momento de crise financeira”, disse Helder. Nesta sexta-feira, 5, foi divulgado no Diário Oficial o Decreto nº 030/2021, que passa o vencimento da primeira parcela do IPTU para o dia 14 de maio.

Por fim, o prefeito informou que os protocolos de intenção de compras de vacinas assinados e enviados pelo município foram aceitos, mas no momento não há vacinas disponíveis. “Esta semana recebemos a resposta de que nosso termo de compra das vacinas do Instituto Butantan e da Fundação Fiocruz foram aceitos, porém, não há vacinas disponíveis para venda. O município pretende investir quase R$ 2 milhões na compra dos imunizantes. Trata-se de um problema mundial, mas acredito que em breve vamos comprar nossas vacinas. Já fomos informados que 100 milhões de doses da Pfizer estão chegando ao país através do Ministério da Saúde, além da possibilidade do desembarque de novas opções de vacina. Por tudo isso, confiamos em dias melhores”, explicou.

3 comments

Posts