Colégios estaduais recebem kits de robótica durante solenidade em Colombo - Jornal de Colombo

Colégios estaduais recebem kits de robótica durante solenidade em Colombo

Colégios estaduais recebem kits de robótica durante solenidade em Colombo

Mais 13 colégios estaduais de oito municípios receberam na última segunda-feira, 18, um total de 117 kits educacionais de robótica, sendo nove para cada instituição de ensino. Foram contempladas, desta vez, escolas do Núcleo Regional de Educação (NRE) da Área Metropolitana Norte. A cerimônia de entrega dos kits aconteceu no Colégio Estadual Altair da Silva

Mais 13 colégios estaduais de oito municípios receberam na última segunda-feira, 18, um total de 117 kits educacionais de robótica, sendo nove para cada instituição de ensino. Foram contempladas, desta vez, escolas do Núcleo Regional de Educação (NRE) da Área Metropolitana Norte. A cerimônia de entrega dos kits aconteceu no Colégio Estadual Altair da Silva Leme, no Jardim Ana Maria, em Colombo.

A iniciativa faz parte do Programa Robótica Paraná, que tem foco no desenvolvimento de projetos tecnológicos em aulas de robótica oferecidas para estudantes do Ensino Médio. No total, o Governo do Estado está entregando 2,5 mil kits para atender mais de 250 colégios, em um investimento de R$ 9,1 milhões. “Sempre existiu muita diferença entre a escola pública e a escola privada. Queremos fazer o que parecia impossível: tornar a escola pública tão boa e até melhor que a particular. Queremos dar para vocês, alunos, a melhor educação”, disse o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder, durante a cerimônia. “Vocês têm, com esses kits e com as aulas de robótica, a possibilidade de fazer coisas incríveis e de ter, futuramente, empregos maravilhosos. Vão aprender a programar, fazer robôs, circuitos elétricos, coisas de que o mundo precisa”, completou.

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, também esteve presente no evento. “As profissões do futuro envolvem a linguagem das máquinas, programação, robótica, tecnologia. Quem está hoje na escola pública vai ingressar em boas oportunidades de trabalho lá na frente”, afirmou. “É justo que vocês, estudantes, tenham as mesmas oportunidades e possam competir de igual para igual com alunos de escolas privadas”.

O prefeito Helder Lazarotto destacou a importância da iniciativa. “O governador Ratinho Júnior vem falando muito em inovação como uma preocupação do Governo e estes Kits Robótica vêm trazer a escola pública ao nível ou além de muitas escolas particulares. Se percebermos o setor da indústria, a automação é uma realidade. O mercado de trabalho exige isso e os nossos alunos da rede pública passam a ter contato com esta inovação que as escolas do Paraná possibilitam. Esta é uma visão diferente, é um Paraná mais tecnológico também na educação, e trazendo mais condição de vida e trabalho aos nossos estudantes de escola pública”, disse durante pronunciamento.

Os colégios estaduais que receberam os kits robótica foram Professor Edimar Wright e Floripa Teixeira de Faria (de Almirante Tamandaré), Timbu Velho (de Campina Grande do Sul), Jardim Boa Vista (de Campo Magro), Presidente Abraham Lincoln, Professor Altair da Silva Leme, João R. de Camargo e Júlia Cavassin (de Colombo), Amyntas de Barros e Mathias Jacomel (de Pinhais), Ivanete M. de Souza (de Piraquara), Elias Abrahão (de Quatro Barras) e São Francisco de Assis (de Tunas do Paraná).

Robótica Paraná

O programa Robótica Paraná foi lançado no final de agosto e oferece a alunos do Ensino Médio da rede estadual conteúdos de automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência. Com o programa Educação para o Futuro, previsto para começar no ano que vem, a intenção é adquirir mais 6 mil kits de robótica para os colégios da rede estadual.

Os kits são compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, incluindo motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, por exemplo.

Presenças

Também estiveram na solenidade os deputados estaduais Gilson de Souza e Mara Lima; a chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Silvana Avelar; o chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, Claus Andrade Marchiori; o diretor-presidente do Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno; membros da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Seed-PR, além de diretores, professores e estudantes das escolas contempladas.

Posts