Foi iniciada nesta segunda-feira, 20, no CEU das Artes Daniel de Jesus Rosa, uma oficina de teatro voltada ao público jovem, e que vai até sexta-feira, 24. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, tem como objetivo fomentar as artes cênicas na cidade e apresentar aos participantes conceitos básicos do teatro. A oficina está sendo ministrada por Lucas Ribeiro, estudante de Teatro na PUC-PR. Durante os cinco dias de programação, haverá espaço para diversos gêneros teatrais. “Decidimos trazer neste primeiro dia um pouco mais do teatro ritualístico, trazer um pouco das origens em Grotowski (destacado diretor de teatro polonês), Artaud (dramaturgo francês), mas com uma pegada mais sutil. Até porque estamos trabalhando com adolescentes. Mas cada dia vai ser uma oficina. Começamos com o teatro ritualístico, para falar sobre essa questão mais visceral, mais animal, para tirar o receio, a timidez, para depois vir as oficinas de comicidade, improvisação, entre outros”, disse Lucas. 

Além das atividades práticas, Lucas também irá conversar com os alunos sobre a teoria teatral, apresentando aos alunos um pouco da origem do teatro, desde as encenações pré-históricas dos homens das cavernas até o nascimento do teatro ocidental, na Grécia Antiga. 

Assim como acontece com outras atividades esportivas e culturais no CEU das Artes, a Oficina de Teatro não teve custo aos inscritos. “Eu acho muito interessante ter esse espaço. Até porque em escolas normalmente não vemos tantas coisas ligadas a cultura. E eu acho que a arte e a cultura trazem senso crítico, senso criativo. E começamos a manipular isso. A entender que temos um lugar no mundo. E é legal ter um espaço onde não são cortadas essas ideias”, avalia Lucas, que explica que o teatro vai muito além do que se vê nos palcos. “O teatro contribui em várias coisas, como na forma com que você se relaciona com as pessoas. O teatro é muito importante para as pessoas desde jovem, pois ensina o trabalho em equipe, mas também mostra a importância da individualidade de cada um. A arte é cultura, conhecimento, história, exploração da criatividade. É algo que ajuda na evolução do ser humano”, define. 

Compartilhe nas Redes Sociais: