Nesta terça-feira, 3 de agosto, aconteceu a primeira sessão da Câmara Municipal no segundo semestre, após o recesso parlamentar. Seria mais uma sessão ordinária como qualquer outra, não fosse o fato de que após vinte sessões remotas – sem contar as sessões extraordinárias e reuniões de comissão – os 17 vereadores finalmente puderam voltar ao plenário de forma presencial. 

Como primeiro ato, o presidente do Legislativo Municipal, Vagner da Viação (PP), convocou um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19 e uma breve oração. “Nós passamos por um momento muito difícil, de muita dor para o cidadão colombense. Para toda a humanidade, na verdade. Muitos entes queridos foram perdidos”, destacou o vereador à reportagem do Jornal de Colombo.

Vagner também ressaltou o trabalho exercido pelos vereadores da atual legislatura, no período em que as atividades tiveram de ser realizadas em formato remoto. “Com a colaboração dos vereadores, nós conseguimos trabalhar de uma forma normal. Fizemos as sessões e as reuniões de forma virtual. O Executivo iniciou esse ano com uma grande demanda, e vários projetos importantes foram votados [pela Casa]. Nós retornamos de uma forma em que precisamos pensar mais no próximo. Nós sentimos um comprometimento muito grande com os vereadores desta gestão. [Eles] estão aqui para trabalhar para o cidadão colombense e isso é uma coisa que ficou muito clara nos últimos seis meses, com a quantidade de projetos que foram aprovados. Projetos que vieram em regime de urgência, que tinham relação com a pandemia, conseguimos votar em questão de quatro ou cinco dias, respeitando o regimento interno da Casa e isso é muito valoroso e importante para a nossa Casa de Leis”, afirmou.

25ª sessão ordinária

Na sessão ordinária de número 25 do ano de 2021, foram divulgados dois projetos de Lei do Executivo. O de número 40, enviado em regime de urgência, busca vedar a retenção, descontos e exigência de certidões negativas para pagamentos de prêmios, ações culturais ou de recursos emergenciais ao setor artístico-cultural durante o período de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19. Já o projeto de número 41, tem como objetivo autorizar o Poder Executivo a celebrar termo de cooperação técnica com o Poder Legislativo do Município de Colombo para a cessão de servidores para atuação em processos licitatórios e contratos administrativos.

Durante a sessão, também foram apresentadas diversas indicações de melhorias pelos edis e alguns votos de congratulações. 

Transmissão online

Com a chegada da pandemia e a forçada realização de sessões e reuniões virtuais, a Câmara Municipal passou a transmitir ao vivo pela internet as atividades legislativas. “As transmissões das sessões já era um sonho que eu tinha desde a gestão passada. Hoje, estamos transmitindo as sessões e além de transmitir, elas estão no YouTube para que a população tenha acesso. E isso não vai parar. Pelo menos na minha gestão, nós continuaremos transmitindo e as sessões ficarão disponíveis para a população”, disse Vagner da Viação. 

O presidente do Legislativo pontuou a transparência como um dos pontos positivos para a manutenção das transmissões, mesmo quando já houver a possibilidade de presença do público em geral no plenário. “Eu digo para os vereadores que no trabalho que exercemos aqui, com o voto de confiança da população, não temos nada para esconder”, destacou. 

Compartilhe nas Redes Sociais: