A Prefeitura de Colombo noticiou em seus canais oficiais o resgate de uma ave da espécie Nyctibius griseus, mais conhecida como Urutau ou Mãe-da-Lua, no bairro Alto Maracanã.

De acordo com a assessoria de imprensa do município, a equipe de Defesa e Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente foi chamada por um morador da região na manhã da última quarta-feira, 14. O animal estava em bom estado de saúde e foi encaminhado para soltura em um local adequado.

Divulgação/PMC

O Urutau também é conhecido por “ave fantasma“, por seu canto melancólico e estridente. É um pássaro que utiliza da camuflagem para se esconder de predadores, se passando muitas vezes por um tronco de árvore. Os olhos esbugalhados, que poderiam atrapalhar a camuflagem, se escondem com o que especialistas chamam de “olhos mágicos”, fendas nas pálpebras que permitem que o pássaro consiga enxergar com os olhos fechados.

A espécie tem incidência em todas as regiões do Brasil, embora seja pouco vista pelas pessoas, por evitar ambientes urbanos e por possuir hábitos noturnos. Além disso, o Urutau é migratório, partindo para regiões mais quentes no período de inverno, momento que a oferta de insetos, seu principal alimento, diminui. Outra característica peculiar da ave é que ela pouco se assusta, diferentemente da maioria das espécies de pássaros.

Compartilhe nas Redes Sociais: