Além da grande participação popular e das autoridades municipais, a Festa da Uva também contou com a presença de diversas autoridades e pessoas do meio político do estado do Paraná. Entre eles, o deputado federal e ex-prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), que conversou com exclusividade com o Jornal de Colombo, no sábado, 8. “Um evento como a Festa da Uva é nossa identidade. Ela reforça uma tradição muito bonita de uma geração que veio para cá há 130 anos, em uma situação muito difícil. E nesse período Colombo é marcada pela inovação, pelo trabalho, pela geração de renda e riqueza. Minha história, da minha família, também se confundem com essa história. Meus avós maternos nasceram aqui em Colombo. Meu avô Pedro Bonato nasceu exatamente ao lado aqui do Parque da Uva, em 1908, assim como minha vó, Olivia Tosin. Eles se casaram na Igreja Matriz. A Festa da Uva de Colombo reafirma essa tradição e é um evento maravilhoso”, afirmou Fruet, que comentou sobre algumas ações de sua gestão como prefeito de Curitiba em relação aos municípios da Região Metropolitana, em especial Colombo, e os desafios dessa convivência. “Fortalecemos a secretaria de assuntos metropolitanos, a saúde e a educação. Em algumas unidades, praticamente metade dos usuários não é da capital. No auge da crise, em 2014-15, abrimos duas novas UPA’s, buscando fazer com que a UPA do Boa Vista tivesse mais capacidade de atender usuários de Colombo e Almirante Tamandaré. Outros dois temas que são desafiadores e precisam de uma ação conjunta são o transporte público – que precisa ter um debate permanente sobre a tarifa integrada, e a questão dos resíduos”, detalhou. O parlamentar também reafirmou seu apoio ao vice-prefeito Sergio Pinheiro nas eleições municipais de 2020. “No caso de Curitiba, vamos definir [o candidato a prefeito] até a convenção. O Goura se posicionou e é um belo quadro do PDT. Eu também estou determinado a participar da eleição e é até uma cobrança, no bom sentido, da direção nacional. Em Colombo nós reformulamos o partido. Mas a ideia é estar junto do Sergio Pinheiro nessa composição, nesse processo de sucessão”, declarou. Por fim, Fruet destacou o papel de Colombo no desenvolvimento regional. “Colombo, cada vez mais, se consolida como importante polo de inovação, de pequenas e médias empresas com valor tecnológico e prestação de serviços”, encerrou. 

No mesmo dia, o deputado estadual Anibelli Neto (MDB) visitou, ao lado do vice-prefeito Sergio Pinheiro, os estandes dos agricultores de Colombo. “É um orgulho poder estar nesse tipo de festa, em que você tem a condição de estar conversando com o produtor, principalmente porque sou presidente da comissão de agricultura da Assembleia Legislativa do Paraná. Saber as demandas, o que se pode melhorar e ver que as coisas já estão melhorando. Quero parabenizar a administração de Colombo pelos vários avanços que foram feitos. Colombo é fundamental na questão da agricultura. Abastece Curitiba, dá dignidade aos produtores. É uma cidade importante, estratégica e cresce a olhos vistos industrialmente. E estamos aqui para colaborar e tenho o orgulho de defender esse povo sério, honrado e trabalhador na ALEP”, comentou o parlamentar. 

No domingo, 9, houve a visita do pré-candidato a vereador por Curitiba, Leonidas Nery Dias (PDT), filho do saudoso Leonidas Dias, fundador do jornal Folha de Tamandaré e destacado entusiasta do esporte. “A Festa da Uva é um evento fundamental para fomentar a cultura, os produtores rurais, as bandas locais e acima de tudo trazer um pouco de entretenimento para as pessoas. É uma possibilidade de as pessoas de Colombo e dos municípios vizinhos de ocuparem os espaços públicos, como é esse lindo Bosque da Uva. Inclusive, por coincidência, a minha noiva, Andri Simões, é ex-rainha aqui da Festa da Uva. Então temos todo um relacionamento com o município de Colombo e temos muitos amigos aqui”, detalhou Leonidas, que comentou a importância de Colombo para a Região Metropolitana. “Eu tive a oportunidade de ser secretário municipal de assuntos metropolitanos na Prefeitura de Curitiba na gestão de 2013-16. Sou morador da região norte da capital, no bairro da Barreirinha, meu pai era proprietário do jornal Folha de Tamandaré. Não temos que pensar Curitiba apenas como uma cidade, mas como uma Grande Curitiba, que ela de fato é. E dentro desse contexto, Colombo é um dos mais importantes municípios para esse projeto de desenvolvimento regional, pela estrutura, pelo número de habitantes e pela grande faixa limítrofe com Curitiba. É preciso uma política pública integrada entre Curitiba e a Região Metropolitana”, completou.  

Compartilhe nas Redes Sociais: