O bairro Atuba, em Colombo, recebeu uma ação de combate à Dengue promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde e a Atenção Básica.

Os trabalhos foram executados na região com base em dados colhidos em outras oportunidades. Na última quinta-feira, 25, os agentes do município fizeram visitas nas residências, coletaram larvas, eliminaram potenciais depósitos do mosquito e deram orientações aos moradores da região. “Nesta ação, participaram 12 agentes de endemias e cinco agentes comunitários de saúde. Foram realizadas 34 vistorias em imóveis e coletadas quatro amostras de larvas, que foram analisadas laboratorialmente pela Vigilância Ambiental e o resultado foi positivo para Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela) em dois pontos, reforçando a importância das ações de prevenção ao mosquito”, detalhou a coordenadora do Setor de Vigilância Ambiental, Lucielly Fernandes Rosa.

Nas imagens da vistoria, fornecidas pela Prefeitura Municipal, chamou a atenção a quantidade de lixo e entulhos em terrenos e áreas de matagal. Vale destacar que a Lei Municipal 1.377 de 2015, prevê multa aos proprietários de terrenos que não façam a conservação e manutenção destes locais. Além disso, no caso da limpeza acabar sendo executada pelo poder público, a lei também prevê que o proprietário negligente deverá custear os trabalhos.

Compartilhe nas Redes Sociais: