O atendimento ao público nos Centros de Referência de Assistência Social em Colombo está recebendo a realização de um projeto piloto para a modernização dos processo de cadastramento da população no Cadúnico, o Cadastro Único do Governo Federal.

O projeto piloto consiste na implantação de um formulário simplificado, que contém os pré-requisitos necessários já solicitados pelo cadastramento anterior, o caderno verde. De início, essa alteração está sendo realizada no CRAS Rio Verde. Segundo a Prefeitura, no método anterior este mesmo CRAS atendia em média 15 pessoas por dia, passando para 35 pessoas ao dia com a adesão do novo sistema.

Em Colombo, são 25.061 famílias cadastradas no Cadúnico, sendo que destas 8.500 recebem o benefício Bolsa Família. “Temos 8 pontos de cadastramento no município e as famílias procuram o CRAS para informações sobre o Bolsa Família, um dos programas que é concedido aos cadastrados no Cadúnico. Através deste primeiro contato, elas conhecem outros programas, podendo se enquadrar segundo os pré-requisitos exigidos”, explicou a gestora do Cadastro Único, Valquiria de Oliveira.

A secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, destacou a agilidade que a adaptação ao novo sistema gera no atendimento às famílias. “Precisamos agilizar o atendimento e cadastros das famílias do nosso município. Muitos não conhecem os programas que podem ter acesso ou estão com seus cadastros desatualizados. Nosso trabalho é reverter isso a curto prazo”, afirmou.

Compartilhe nas Redes Sociais: