A Secretaria de Assistência Social de Colombo realiza um atendimento especializado voltado aos idosos do município. A ação foi implementada como parte das medidas de combate à pandemia do novo coronavírus e já promoveu 620 assistências. O serviço tem como objetivo principal viabilizar atendimentos médicos com maior agilidade e cuidado para uma parcela da população que é mais vulnerável e orientar sobre prevenção. 

“A maioria dos atendimentos médicos são realizados presencialmente, mas também podem acontecer através de ligação telefônica ou por vídeo chamada. Além dos idosos, o profissional também entra em contato com os familiares para verificar se as medidas de proteção contra a Covid-19 estão sendo tomadas”, explica Maria Helena de Oliveira Mendes, que vinha atuando como secretária interina da pasta.

Os serviços também são direcionados a idosos em situação de risco e vulnerabilidade social, como por exemplo, em casos de negligência, abandono, violência física, psicológica e emocional. “Muitos dos idosos fazem uso de remédios contínuos, então nós também estamos atendendo e oferecendo o suporte necessário para não ficar sem a medicação. Apenas no mês de junho foram 120 atendimentos entre consultas, encaminhamentos para exames e assistência psicológica”, detalha.

Caso o idoso tenha a necessidade de consultas psicológicas, os médicos encaminham para a escuta especializada. São cinco profissionais voluntários que são especialistas em atendimentos a idosos, e que fazem as ligações. “O vírus é um sério problema, mas não podemos deixar de oferecer assistência para a nossa população da terceira idade. Na pandemia já registramos muitos casos de idosos com pressão alta e ansiedade. Eles precisam saber que existe alguém acessível para atendê-los, assim conseguimos evitar futuros problemas e que se sintam assistidos”, afirma a médica Debora Oliveira de Paula Almeida, que participa da iniciativa.

Para participar da ação, o idoso ou responsável deve entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo telefone (41) 3675-5973. 

Compartilhe nas Redes Sociais: