Assistência Social intensifica atendimento a idosos - Jornal de Colombo

Assistência Social intensifica atendimento a idosos

Assistência Social intensifica atendimento a idosos

Na segunda-feira, 15, foi comemorado o Dia Mundial de Consicentização da Violência contra a Pessoa Idosa. Nesta terça-feira, 16, a Prefeitura de Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social anunciou que intensificou as abordagens à população idosa de Colombo, especialmente neste período de pandemia. O serviço de ação social faz parte de um plano de ação de

Na segunda-feira, 15, foi comemorado o Dia Mundial de Consicentização da Violência contra a Pessoa Idosa. Nesta terça-feira, 16, a Prefeitura de Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social anunciou que intensificou as abordagens à população idosa de Colombo, especialmente neste período de pandemia. O serviço de ação social faz parte de um plano de ação de escuta especializada para atender e orientar tanto os idosos quanto seus familiares sobre as medidas de proteção ao combate à Covid-19.

“Os atendimentos são feitos por ligação ou por vídeo chamada. Atualmente, temos uma equipe com cinco psicólogos voluntários que são especialistas em atendimentos a idosos, e que fazem as ligações. Além dos idosos, o profissional também entra em contato com os familiares para verificar se as medidas de proteção contra à Covid-19 estão sendo tomadas”, explicou a secretária interina da pasta, Maria Helena de Oliveira Mendes

Os serviços também são direcionados a idosos em situação de risco e vulnerabilidade social, como por exemplo, em casos de negligência, abandono, violência física, psicológica e emocional. “Muitos dos idosos fazem uso de remédios contínuos, então nós também estamos atendendo e oferecendo o suporte necessário para ele não ficar sem a medicação. Neste período, já foram realizadas 500 consultas 300 exames, entre eles ecografias, raio x, ecocardiograma, endoscopia, colonoscopia e laboratoriais”, afirma.

Segundo dados da Prefeitura, desde o início da pandemia foram feitos 90 atendimentos via telefone, 150 visitas residenciais, além do acompanhamento das gestoras do serviço via Whatsapp, telefone e demais redes sociais. “Quando é necessário os profissionais realizam visitas aos idosos também. Outro benefício oferecido é o Programa de Aquisição de Alimentos, onde a cada 15 dias são distribuídas 900 sacolas de verdura aos idosos participantes dos Centros de Convivência, que no período da pandemia, são retiradas por seus familiares”, detalhou Maria Helena.

Para participar da ação, o idoso ou responsável deve entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo telefone (41) 3675-5973. Denúncias também podem ser realizadas pelo Disque Idoso do Paraná no 0800-41-0001, no 181, no telefone (41) 3675-5973 ou ainda no 190 (Policia Militar).

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