Assistência Social alerta para o aumento no número de casos de abuso infantil - Jornal de Colombo

Assistência Social alerta para o aumento no número de casos de abuso infantil

Assistência Social alerta para o aumento no número de casos de abuso infantil

No dia 18 de maio é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970 de 2000, e tem como intuito destacar a gravidade do assunto no país e as ações de combate em âmbito federal, estadual e municipal. Em

No dia 18 de maio é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970 de 2000, e tem como intuito destacar a gravidade do assunto no país e as ações de combate em âmbito federal, estadual e municipal. Em 2020, os números de casos de abuso têm apontado um preocupante crescimento, em todos os níveis. 

Em Colombo, por exemplo, de janeiro a maio deste ano, já foram realizadas 75 denúncias, contando apenas as que foram realizadas através da Assistência Social. Para efeitos de comparação, em 2018 foram 121 denúncias, enquanto em 2019 foram outras 102. A diferença é que estes últimos números contabilizam também as denúncias feitas através das secretarias de Saúde e Educação. Diante desse contexto, a secretária de Assistência Social, Maria Silva Souza, alerta para a necessidade de atenção aos detalhes. “Estar próximo às nossas crianças, prestar atenção aos sinais que elas demonstram e alguns detalhes do dia a dia.  O silêncio ou a agressividade podem ser um indicativo. Por isso, se perceber algum comportamento diferente converse, se precisar de ajuda nos procure, e denuncie”, afirmou.

Os trabalhos de proteção e auxílio às vítimas são realizados pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Secretaria de Saúde e a Secretaria da Educação. Todos os atendimentos acontecem de modo sigiloso, garantindo assim a privacidade de cada criança ou adolescente. As denúncias podem ser feitas através do telefone da Assistência Social (3656-5379), do CREAS de Colombo (3606-3506) ou no Plantão do Conselho Tutelar(41 98827-0836).

Posts