Com início no dia 1º de abril, a desinfecção e higienização de espaços públicos se tornou uma das principais ações promovidas pelo poder público no combate diário à proliferação do novo coronavírus. A ação já atingiu vinte locais diferentes, escolhidos por serem pontos de grande fluxo de pessoas. Estão sendo tratados como prioridade os quatro terminais do transporte coletivo de Colombo, a Unidade de Pronto Atendimento do Alto Maracanã, as 25 Unidades Básicas de Saúde, os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) e as academias ao ar livre, ainda que a orientação aos populares é de que se mantenham em suas respectivas residências, evitando o convívio social. 

A limpeza está sendo realizada durante a noite e de madrugada, em horários com pouca circulação, pelas equipes das secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Viação. “São pequenas equipes, onde cada servidor está trajado com seu equipamento obrigatório de proteção individual e mantém uma distância segura no momento das limpezas. Dessa forma, protegemos todos de forma igual e garantimos ao mesmo tempo um trabalho seguro na higienização dos locais”, disse a prefeita Beti Pavin.  

As equipes que fazem a assepsia dos equipamentos públicos se utilizam de dois produtos, que são intercalados na higienização das áreas de contato comuns a população, sendo eles o peróxido de hidrogênio e hipoclorito de sódio, ambos validados pelas Agências Estadual e Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O peróxido de hidrogênio é mais conhecido como água oxigenada, enquanto o hipoclorito de sódio é um tipo de desinfetante, muito utilizado na limpeza de piscinas, por exemplo. De acordo com a Prefeitura, os serviços contam com uma média de 1000 e 1500 litros de água sendo usados diariamente nas limpezas. “Estamos comprando mais produtos para repor os estoques e assim continuar oferecendo esse serviço até pelo menos o final da pandemia”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato. 

Compartilhe nas Redes Sociais: