Seis alunos participantes do projeto Preparando para o Futuro, promovido pela Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, através do departamento de Juventude, receberam nesta quarta-feira, 15, a notícia da aprovação na segunda fase do vestibular da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Durante o curso preparatório, uma centena de alunos passaram pelas aulas, cada um com um objetivo diferente em relação ao futuro profissional. Desses, apenas quinze efetuaram inscrição no vestibular da UFPR. Doze conseguiram avançar na primeira fase, e 50% conquistaram a tão sonhada vaga na universidade pública. 

Além dos aprovados na UFPR, o Preparando para o Futuro também teve alunos aprovados no processo seletivo do IFPR (Instituto Federal do Paraná) e de outras entidades educacionais privadas. “Não tem como mensurar a importância. Para nós, como Prefeitura, enquanto departamento, é gratificante. Mas isso nos faz pensar que nós temos que fazer mais e melhor. Que esses seis desse ano sejam doze no ano que vem”, disse o diretor do departamento da Juventude, Maicon Martins. 

O curso Preparando para o Futuro foi ofertado para pessoas que cursaram ou estavam cursando o 3ºano do Ensino Médio em escola pública, além da necessidade de preencher alguns requisitos, como ter renda familiar per capita de até um salário mínimo. O objetivo era proporcionar uma preparação adequada, que conseguisse colocar o jovem colombense com poucas condições em um patamar mais igualitário aos demais concorrentes.

O secretário responsável pela Semec, Paulo Cesar Cardoso, também comemorou os resultados. “Ficamos felizes de que tenhamos conseguido proporcionar esse cursinho pré-vestibular para nossos jovens de Colombo. O resultado foi excelente e é muito gratificante. Já estamos começando a mexer com o cursinho para 2020 e queremos ampliar. A tendência é que façamos o curso com maior antecedência, para que mais alunos tenham resultados como esses”, disse o dirigente. 

A reportagem completa, com o depoimento de alguns dos aprovados, você confere na edição impressa e digital do Jornal de Colombo da próxima terça-feira, 21 de janeiro. 

Compartilhe nas Redes Sociais: