No último mês de agosto, Colombo foi representada de forma brilhante na disputa da modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2021. O aluno colombense Rafael Alano Pedrete, de apenas nove anos, foi um dos medalhistas de ouro da competição. O pequeno é aluno da Escola de Robótica Dumont, instituição comandada pelo também colombense Ismael Dias, que somou doze medalhas no total.

A conquista de Rafael foi diante de outros alunos do 4º e do 5º ano do ensino fundamental. Foram mais de 23 mil participantes de todo o país nesta categoria. No total, são aproximadamente 117 mil participantes nas seis categorias existentes, que envolvem alunos do ensino fundamental ao ensino médio. “Foi bem legal, foi bem satisfatório. O Rafael também participou de um campeonato de sumô de robôs, recentemente, e nossos alunos apavoraram”, comemorou Ismael.

Quem também não escondeu a felicidade foram os pais de Rafael. “Nós, como pais, ficamos muito orgulhosos pela conquista de nosso filho Rafael, pois é o resultado do empenho dele e também da Escola Dumont, em especial do professor Ismael, que nos mostra que educar com paixão faz toda a diferença, motivando nossos pequenos”, disse a mãe de Rafael, Luciana Alano. “Acreditamos que para a educação de nossos filhos é necessário motivação e estímulo. O Rafael adora as aulas de robótica, de programar e da construção de robôs”, completou.

A escola

Os resultados obtidos pela Dumont nesta OBR são a continuidade do sonho de Ismael, que se formou em Engenharia Eletrônica pela UTFPR, e tão logo se formou, colocou a mão na massa para tentar transformar a sociedade. “A escola começou em um projeto social em 2016, no ano em que saí da faculdade. Eu saí da faculdade pensando: ‘agora eu vou mudar o mundo’. Saí muito entusiasmado e, por sorte, encontrei pessoas muito boas no caminho que estavam criando um projeto social em Guaraqueçaba, para ensinar eletrônica e programação para crianças”, conta Ismael. Nesta ação, cerca de 200 crianças participaram das aulas. O município do Litoral paranaense é um dos de pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado. 

A iniciativa funcionava a partir de parcerias, além de contar com voluntários de onze países. O projeto teve vários avanços com o passar do tempo, chegando a ter alunos conquistando prêmios internacionais. “Mas eu percebi que o projeto social em si, não era sustentável. No momento em que a empresa que investia decidisse parar de investir, o projeto iria morrer”, conta o professor, que começou a planejar seu voo solo com a Dumont.

Foto: Yuri Casari

A partir de 2017, a escola de robótica nasceu formalmente, trabalhando junto a escolas parceiras. Em 2019, uma das parcerias foi com o Colégio Ágape, que é a escola em que o Rafael Alano estuda. Ainda assim, Ismael manteve a questão social como prioridade, sempre tendo algum aluno bolsista nas turmas. Mais recentemente, a Dumont passou a ter uma sede física, localizada no bairro Roça Grande. O trabalho, porém, não tem fronteiras. Ismael fornece aulas online para alunos de 44 países, incluindo nações como o Japão, Paquistão e Índia. “Este é meu projeto de vida, é o que escolhi fazer até morrer”, frisa de maneira categórica.

Do básico ao avançado

O trabalho de Ismael com as crianças busca passar os ensinamentos da robótica de forma completa, da teoria à prática, passando pela eletrônica básica até a programação. Durante as aulas, são criadas peças em impressoras 3D, jogos eletrônicos, além, claro, de pequenos robôs, que “lutam” em uma mini-arena circular. “Nós ensinamos, basicamente, robótica avançada. Muitos conteúdos que eles vêem aqui são conteúdos do ensino médio ou da graduação até. Para você ter uma ideia, eles calcularam a velocidade do som no ar na última aula. Eles estão no quarto ano do fundamental”, destacou. 

A Dumont fica localizada na Rua Adélio Corrêa, 109, próximo ao Terminal de Ônibus do Roça Grande. É possível entrar em contato através do telefone/WhatsApp 41 9935-0898.

Compartilhe nas Redes Sociais: