Após o choro de surpresa por estar vindo a um novo mundo, um de nossos primeiros momentos como seres humanos é ser acolhido e acalentado pelo ato da amamentação. O aleitamento materno é de suma importância para o nosso desenvolvimento e, com foco nesta questão, todos os anos o mês de agosto recebe a campanha Agosto Dourado, que tem o objetivo de promover a conscientização e o conhecimento sobre o tema.

Um dos exemplos que mostram o papel fundamental da amamentação em nossa existência, é que ela contribui com o desenvolvimento do recém nascido para muito além do aspecto nutricional. “A amamentação é super importante tanto para a mãe quanto ao bebê. Ele auxilia no processo pós-parto da mãe e, para o bebê, além da nutrição, auxilia em todo o processo de desenvolvimento da fala, da mastigação, do alinhamento dentário, é uma introdução dessas funções. Ele também faz a oxigenação cerebral e é um alimento que pode ser administrado de forma exclusiva, em que não é necessário ser ofertado nenhum outro tipo de alimento nos primeiros meses. É um alimento vital, completo e de introdução de várias funções”, detalhou a fonoaudióloga do Hospital Maternidade Alto Maracanã (HMAM), Gracielle Fernanda de Souza. 

De acordo com Gracielle, a promoção do Agosto Dourado permite que o assunto, tão natural na vida do ser humano, deixe de ser um tabu. “É muito importante a realização da campanha, justamente para as mães entenderem que é possível amamentar e que estamos juntas para ajudar. Dificuldades existem, não é só para algumas mães. Por isso, é importante termos esse trabalho de conscientização, das mães saberem do trabalho desenvolvido no Município e sobre o aleitamento, e mostrar que existe uma ajuda caso necessário. Mostrar que elas não estão sozinhas”, afirmou.

Apesar da campanha, a amamentação é trabalhada cotidianamente durante todo o ano na única maternidade de Colombo. “Temos o banco de leite, auxílio pré e pós-natal e um trabalho de uma forma bastante ampla, em diversas áreas, como a fonoaudiologia, por exemplo. E como somos um hospital ‘Amigo da Criança’, sempre estamos recebendo todo o tipo de instrução. Toda a equipe está muito bem antenada para todos poderem falar a mesma língua. Aqui é um lugar que todos, de alguma forma, são instruídos e orientados a oferecer o melhor recurso”, destaca Gracielle.

Durante todo o mês de agosto, o HMAM está promovendo ações especiais, como a realização de oficinas e palestras específicas sobre o tema para as mães e equipe técnica. 

Compartilhe nas Redes Sociais: