Com metodologia inovadora e imersão cultural, o curso de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) visa ajudar estrangeiros a se integrarem no Brasil, criando um espaço de acolhimento e aprendizado.
Toda terça-feira, pela manhã e à noite, os corredores do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Ceebja Paulo Freire, em Curitiba, se tornam um palco de sons e sotaques de diferentes partes do mundo. É o momento em que alunos de várias nacionalidades – venezuelanos, haitianos, sírios e cubanos, entre outros – se reúnem para aprender a língua portuguesa no curso de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), oferecido pela rede estadual de ensino do Paraná.
Com 70 alunos matriculados, divididos em quatro turmas, o curso vai além da simples gramática, proporcionando aos estrangeiros uma imersão na cultura brasileira e ensinando-os a se comunicar em situações cotidianas. A metodologia dinâmica foi desenvolvida pela professora Vivian Célia Brunnquell, que busca ensinar não apenas a língua, mas também como viver e interagir no Brasil.
“Aqui, os alunos aprendem a morar no Brasil. Ensinar como cumprimentar, fazer compras ou até se comunicar em uma consulta médica faz parte do processo. A ideia é torná-los independentes, utilizando situações reais do cotidiano,” explica Vivian, que também utiliza recursos digitais como apostilas virtuais e plataformas online para reforçar o aprendizado.
O uso de tecnologia é fundamental, com ferramentas como o Leia Paraná e dicionários online, que permitem aos estudantes praticar a leitura e a pronúncia da língua portuguesa. Mesmo com as dificuldades que a língua impõe, devido às suas variantes regionais, a professora adapta o conteúdo de maneira que os alunos se sintam à vontade para aprender e aplicar o idioma no dia a dia.
A diretora do colégio, Solange Valente, enfatiza que o objetivo é criar um ambiente acolhedor para que os alunos estrangeiros se sintam confortáveis e motivados. A matrícula no curso é flexível, podendo ser realizada a qualquer momento, e a metodologia emergencial visa atender às necessidades urgentes dos alunos.
Além de aprender português, os alunos também recebem noções sobre a vida no Brasil, como preencher um currículo e entender a documentação necessária para regularizar sua situação no país. O projeto é uma importante porta de entrada para a integração desses estrangeiros na sociedade brasileira.
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Atualmente, 24 escolas estaduais em 16 municípios do Paraná oferecem o curso PFOL, atendendo aproximadamente 800 alunos. Os interessados podem realizar a matrícula nas unidades do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Ceebja Paulo Freire ou acessar o site da Secretaria de Estado da Educação (www.educacao.pr.gov.br) para mais informações e orientações sobre o processo de inscrição.
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