Na última terça-feira (27), o Jornal de Colombo sediou uma importante reunião de alinhamento de segurança em sua sede, envolvendo autoridades da segurança pública do município e empresários locais. O encontro teve como principal objetivo intensificar a interação entre os grupos e a comunidade, promovendo uma colaboração mais efetiva em prol da segurança dos cidadãos colombenses.

Participação das autoridades

O evento contou com a presença do Major Lima, comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar; Thiago Skau, comandante da Guarda Municipal de Colombo; e o Tenente Budernik, representando o comandante do 7º Grupamento de Bombeiros, coronel Zooteli. Durante a reunião, cada um dos representantes detalhou as ações de suas respectivas instituições na garantia da segurança pública.

O comandante Thiago Skau destacou o desenvolvimento da corporação nos últimos anos e os benefícios que isso tem trazido para a comunidade. Ele ressaltou os avanços em armamento, equipamentos e infraestrutura. “Atualmente, tivemos avanços em relação ao armamento, em relação à condição de farda, viaturas e a nossa base que mudou. Antes, era aqui no Maracanã, um local totalmente inadequado, por conta disso a gente se mudou”, afirmou Skau, que aproveitou para abrir as portas da nova base da GM, localizada à Rua Astorga, 1314 – Paloma. 

Esclarecimentos do Corpo de Bombeiros

O Tenente Budernik aproveitou a ocasião para esclarecer sobre o papel dos bombeiros na liberação de alvarás para empresas, garantindo que os estabelecimentos estejam em conformidade com as normas de prevenção e combate a incêndios e desastres. “Existe uma padronização das ações, junto com o corpo específico. Hoje, na Especídia, o circuito de prevenção, dentro do Paraná, é o segundo quartel com o menor prazo em todas as áreas de atuação da Especídia. Perdendo, somente, para uma cidadezinha bacana do lado do interior do Norte, de Bandeirantes, que a área de atuação deles é um quinto da nossa área de atuação”, destacou o tenente.

Além disso, Budernik abordou o Plano de Auxílio Mútuo Intermunicipal (PAMI), que abrange três municípios vizinhos e é voltado para áreas com alto risco, dependendo do porte e da área das empresas. Ele enfatizou a importância de um mapeamento de riscos e da colaboração entre as empresas para enfrentar possíveis emergências: “O treinamento pode ser conjunto, um inimigo dos lugares. Então, é uma atuação que não se limita ao seu empreendimento. As empresas fazem ali o seu descritivo de todos os recursos, de todos os riscos, fazem seus gerenciamentos de riscos. Por que não utilizar o conhecimento da sua empresa para ajudar o outro que está ao lado numa eventualidade?”.

Percepção dos empresários

Camila Costa, empresária presente no evento, elogiou o método de trabalho do Corpo de Bombeiros de Colombo, destacando a orientação oferecida pela corporação: “Já morei em lugares diferentes, mas o que me chamou a atenção aqui é a questão da orientação que temos. A gente percebe que, realmente, a orientação faz toda a diferença”.

Compromisso da Polícia Militar

O Major Lima, do 22º BPM, fez uma analogia para ilustrar o compromisso da Polícia Militar com a sociedade. Segundo ele, a sociedade pode ser comparada a um rebanho de ovelhas, enquanto os criminosos são os lobos que ameaçam a tranquilidade do grupo. “O que evita que o lobo ataque as ovelhas é o cão pastor. O cão pastor tem características parecidas com o lobo, porque ele tem o mesmo domínio de agressividade, tem os dedos grandes, tem a ferocidade se precisar, ele tem tudo muito parecido com o lobo. Isso assusta as ovelhas, mas ele é necessário para protegê-las”, afirmou o Major.

Lima também enfatizou a importância do boletim de ocorrência, que, segundo ele, é uma ferramenta crucial para o trabalho das forças de segurança: “O boletim de ocorrência é unificado, a polícia civil tem acesso, polícia militar, se for caso, polícia científica, até polícia penal se for necessário. Mas a pessoa não faz esse registro, então nós não temos cientificamente como mensurar e nem praticar”.

Próximos passos

Zoleide dos Santos, presidente do Jornal de Colombo, destacou que esta foi a primeira de muitas reuniões que o jornal pretende promover. “Foi um momento de muito proveito. Os empresários interagiram bastante com nossos palestrantes. Precisamos de mais momentos como esse, para que a sociedade possa estar cada vez mais próxima das autoridades, principalmente das forças de segurança pública”, afirmou Zoleide.

Ao final do evento os participantes tiveram um momento de socialização e networking.

SERVIÇO:

22º Batalhão da Polícia Militar

  1. Me. Maria Avosani, 687 – Palmital

Tel.: (41) 3605-2100

7º Grupamento de Bombeiro Militar

  1. Aurora Budel Alberti, 732 – São Dimas

Tel.: (41) 3562-1274

Guarda Municipal de Colombo

  1. Astorga, 1314 – Paloma

Tel.: (41) 3666-5353

Compartilhe nas Redes Sociais: