Colombo, 130 anos de renovação! - Jornal de Colombo

Colombo, 130 anos de renovação!

Hoje nossa cidade comemora 130 anos de Emancipação Política, um município secular que leva em seu nome uma homenagem ao descobridor das Américas, Cristovão Colombo. Outrora, em tempos áureos, o município detinha a maior taxa de crescimento econômico entre as cidades da região metropolitana de Curitiba. Isto nos longínquos anos 70/80. Com atividades econômicas predominantes

Hoje nossa cidade comemora 130 anos de Emancipação Política, um município secular que leva em seu nome uma homenagem ao descobridor das Américas, Cristovão Colombo. Outrora, em tempos áureos, o município detinha a maior taxa de crescimento econômico entre as cidades da região metropolitana de Curitiba. Isto nos longínquos anos 70/80. Com atividades econômicas predominantes na área da mineração e agricultura, as empresas colombenses são consideradas as maiores produtoras de cal do Paraná, e uma das maiores do Brasil. Na agricultura, a produção de vinho ocupa merecido destaque em produções desta bebida, onde destaca-se a vinícola Franco Italiano, no bairro Roça Grande, que produz vinhos premiados, como o apreciadíssimo Cabernet Sauvignon Sensurata, considerado um dos melhores vinhos da indústria brasileira.

Para comemorar a data tão especial, anualmente a Prefeitura de Colombo realiza a Festa da Uva, onde atrações com artistas famosos ocupam destaque no cenário municipal, a fim de comemorar a vinda dos imigrantes italianos no século XVIII, trazendo com eles, além do desenvolvimento, as ramas do que seriam as primeiras parreiras plantadas em solo colombense. Atualmente, após tempos nebulosos, nossa cidade tende a sonhar novamente com a prosperidade do passado. Com a nova gestão, renova-se a esperança de voltarmos a ocupar uma posição de destaque no cenário estadual e, por que não (?), nacional. Com a volta da confiança, vem os empreendedores e com eles, o emprego. À abastança, à riqueza e à fartura. É isso que desejo à cidade que eu adotei e que me adotou. Parabéns Colombo!

Luis Felipe Pinto Jogaib “Carioca” é Investigador da DP do Alto Maracanã. CONTATO: inv.lfpjogaib@pc.pr.gov.br

Posts