Reembolso de mensalidades associativas descontadas em abril será feito automaticamente junto ao pagamento dos benefícios

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a reembolsar, a partir desta segunda-feira (26), os valores indevidamente descontados de aposentados e pensionistas na folha de pagamento de abril. Ao todo, serão devolvidos R$ 292 milhões aos beneficiários.

A devolução dos valores ocorre porque, mesmo após o bloqueio dos descontos de mensalidades associativas, a cobrança ainda foi registrada na folha de abril, que já havia sido processada quando a medida entrou em vigor. Por isso, os valores serão ressarcidos automaticamente, sem necessidade de solicitação por parte dos beneficiários.

O reembolso será feito junto ao pagamento regular dos benefícios, de forma escalonada, com base no número final do Número do Benefício (NB). O cronograma vai de 26 de maio até 6 de junho, de acordo com o seguinte calendário:

Calendário para quem ganha até um salário mínimo:

  • Final 1 – 26 de maio
  • Final 2 – 27 de maio
  • Final 3 – 28 de maio
  • Final 4 – 29 de maio
  • Final 5 – 30 de maio
  • Final 6 – 2 de junho
  • Final 7 – 3 de junho
  • Final 8 – 4 de junho
  • Final 9 – 5 de junho
  • Final 0 – 6 de junho

Calendário para quem recebe acima de um salário mínimo:

  • Finais 1 e 6 – 2 de junho
  • Finais 2 e 7 – 3 de junho
  • Finais 3 e 8 – 4 de junho
  • Finais 4 e 9 – 5 de junho
  • Finais 5 e 0 – 6 de junho

A medida foi anunciada pelo INSS após aposentados e pensionistas relatarem descontos indevidos de mensalidades de sindicatos e associações, mesmo após a suspensão oficial desses repasses. A devolução representa um alívio para milhares de beneficiários que tiveram valores retidos sem autorização.

O instituto reforça que não é necessário entrar em contato nem comparecer a agências: o valor será incorporado automaticamente ao pagamento do benefício.

Compartilhe nas Redes Sociais: