Categories: Economia

Inflação no Brasil deve fechar 2023 em 5,39%, acima da meta para o ano

Com informações da Agência Brasil

O mercado financeiro aumentou a previsão de inflação para este ano. Segundo projeção do boletim Focus, divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira (16), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano em 5,39%. Uma semana atrás, o cálculo do mercado era de que a inflação este ano ficasse em 5,36%%. Há quatro semanas, a previsão era de 5,17%.

A meta de inflação para este ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3,25%. Isso faz ligar um sinal de alerta, uma vez que a margem de tolerância de 1,5 ponto percentual (pp), para cima ou para baixo. Assim, a meta será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%.

Para alcançar a meta inflacionária, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar.

A próxima reunião do Copom está marcada para 31 de janeiro e 1º de fevereiro deste ano. Para o mercado financeiro, a expectativa é que a Selic seja mantida nos mesmos 13,75% ao ano nessa primeira reunião de 2023.

Divulgado semanalmente, o Boletim Focus reúne a projeção de mais de 100 instituições do mercado para os principais indicadores econômicos do país. Para 2024, o mercado manteve a projeção de inflação da semana passada: 3,70%. Há quatro semanas, a previsão era de que o índice fechasse o próximo ano em 3,50%. Já para 2025, a projeção é de que o IPCA – a inflação oficial do país – fique em 3,50%.

PIB – O aumento da previsão de inflação veio acompanhado de uma redução na expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país este ano, que ficou em 0,77%, ante 0,78% da semana passada. Na projeção desta semana, o Focus manteve a previsão do PIB para 2024, registrada há sete dias. A nova projeção é de 1,50%. Para 2025, a estimativa é que a economia brasileira cresça 1,90%.

JUROS – O mercado também projetou alta para a taxa básica de juros, a Selic, para 2023. Na projeção divulgada nesta segunda-feira, a Selic deve ficar em 12,50%, ante os 12,25% da semana passada. Para o fim de 2024, a estimativa do mercado para a Selic se manteve estável, ficando em 9,25%. Para 2025, a previsão é que a Selic fique em 8,25%.

Quanto ao câmbio, a expectativa do mercado para a cotação do dólar em 2023 ficou em R$ 5,28, a mesma da semana passada. Para os anos de 2024 e 2025, a previsão do mercado é de que o a moeda norte-americana fique em R$ 5,30, o mesmo valor da semana anterior.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

SOS RIO GRANDE DO SUL: CAMPANHA É PRORROGADA ATÉ O DIA 22 DE MAIO.

A campanha de arrecadação de donativos, para as vítimas das enchentes no Rio Grande do…

10 horas ago

POLICIA CIVIL E PREFEITURA RETIRAM, MAIS UMA VEZ, BARRICADAS COLOCADAS POR TRAFICANTES NO JD. MARAMBAIA

A Polícia Civil de Colombo, em conjunto com uma equipe da Prefeitura, deflagrou na tarde…

1 dia ago

EVANGELIZAR PROMOVE BAZAR SOLIDÁRIO DE DIA DAS MÃES COM ATRAÇÕES MUSICAIS E SERVIÇOS DE AUTOCUIDADO

No próximo dia 9 de maio (quinta-feira), a Associação Evangelizar É Preciso promove  evento em…

1 dia ago

ROTATIVIDADE ALTA NO MERCADO LEVA EMPRESAS A BUSCAREM ESTRATÉGIAS PARA MANTER BONS PROFISSIONAIS NA CASA

O relatório “The Future of Talent Acquisition”, da Korn Ferry, mostra que 34% dos profissionais…

2 dias ago

BRASIL VAI IMPORTAR ARROZ PARA EVITAR ESPECULAÇÃO DE PREÇOS

Para evitar uma possível escalada no preço arroz, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai…

2 dias ago

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM PALMITAL, ACABA COM SUSPEITO DE AGRESSÃO BALEADO

A Polícia Militar foi acionada na manhã desta terça-feira (07), para atender uma ocorrência de…

2 dias ago