O Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Colombo, promoveu, nesta terça-feira (25), um encontro para a apresentação do Observatório do Desenvolvimento Territorial Sustentável (ODTS). O evento reuniu autoridades acadêmicas, representantes de organizações parceiras e membros da comunidade para discutir iniciativas voltadas à sustentabilidade.
O diretor-geral do IFPR Campus Colombo, professor Ciro Bächtold, destacou o papel do instituto no desenvolvimento da cidade. “Colombo inaugurou recentemente a Cidade Industrial e Tecnológica (CITCOL) e o IFPR vem nessa tentativa, de tanto contribuir dentro desse processo de inovação, como também de auxiliar dentro da comunidade em benefício dessa camada da população que precisa do apoio governamental para se desenvolver e ter uma economia solidária”, concluiu Ciro.

O observatório trabalha com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, abordando dimensões humanas, culturais, sociais e ambientais. Foto: Rogério Duarte
COORDENAÇÃO E EXPANSÃO DO PROJETO
O professor Paulo César Medeiros, coordenador do ODTS, destacou que o projeto foi criado em 2023 e, desde então, tem ampliado suas atividades. “Em setembro de 2024, participamos de um edital da Itaipu Binacional, que fomenta programas de extensão voltados ao desenvolvimento territorial sustentável. Com esse apoio, conseguimos quatro bolsas para bolsistas de ensino superior e técnico”, explicou.
PARCERIAS E IMPACTO NA COMUNIDADE
Recentemente, um outro edital da Itaipu Binacional permitiu que organizações da sociedade civil também fossem beneficiadas. “Ajudamos diversas instituições a participarem desse processo, e algumas estão aqui hoje, como a Tampinhas do Amor e a AMECIM”, afirmou Medeiros.
O observatório trabalha com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, abordando dimensões humanas, culturais, sociais e ambientais para promover um crescimento equilibrado e sustentável na região.
ANÁLISE DA ITAIPU BINACIONAL
Ana Paula Trevisan Lied, analista educacional do Itaipu Parquetec, ressaltou a importância do projeto: “Nosso papel é acompanhar a execução das iniciativas e apoiar coordenadores, professores e alunos. Essa troca de experiências é essencial para garantir a efetividade das ações”.
A Itaipu Binacional, que financiou 208 projetos em todo o Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, tem investido na extensão universitária e em programas voltados para comunidades vulneráveis. “Esperamos que venham novas edições desse convênio para continuar ampliando esse impacto positivo”, afirmou Ana Paula.
SUSTENTABILIDADE E CONSCIENTIZAÇÃO
A presidente da ONG Tampinhas do Amor, Denise Mello, explicou o funcionamento da entidade, que coleta tampas plásticas para venda e reverte os recursos em ração para animais de rua. “Nosso foco está na conscientização ambiental e na mobilização de crianças e famílias para a coleta seletiva”, disse. A ONG foi contemplada na primeira etapa do edital da Itaipu e solicitou um veículo utilitário para otimizar o transporte do material arrecadado.
O embaixador da Colombo Lixo Zero, Dener Kluck, também reforçou a relevância do conceito de “desperdício zero”. “Buscamos transformar a visão da sociedade sobre o lixo, promovendo projetos de educação ambiental, documentários e materiais didáticos”, destacou.
PARCERIA COM O PODER PÚBLICO
O secretário municipal Osmair Possebam celebrou a parceria entre o IFPR e a Itaipu Binacional: “Esse observatório é fundamental para fortalecer associações locais, capacitando lideranças comunitárias e garantindo recursos para suas iniciativas”.
Com a ampliação das atividades do ODTS e o apoio de parceiros como Itaipu Binacional, o IFPR Campus Colombo segue consolidando seu papel como agente de desenvolvimento territorial sustentável, promovendo iniciativas que impactam positivamente a comunidade local.