Projeto prevê investimento de R$ 311 milhões para transformar antiga fábrica da Ambev em um centro de inovação, tecnologia e cultura.

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria das Cidades (Secid), deu início à licitação para a construção da Fábrica de Ideias, um grande centro de inovação e tecnologia que será instalado na antiga fábrica da Ambev, no bairro Rebouças, em Curitiba. O investimento previsto é de R$ 311 milhões, e a seleção da empresa responsável pela obra acontecerá em maio.

 

A Fábrica de Ideias será um espaço dedicado à inovação, tecnologia, cultura e empreendedorismo. A empresa vencedora da licitação deverá seguir o projeto arquitetônico desenvolvido pelo escritório Ricardo Amaral Arquitetos Associados, com um conceito Retrofit, que moderniza edifícios antigos sem comprometer suas estruturas originais.

O projeto inclui a construção de um edifício corporativo de oito andares, que abrigará empresas de tecnologia, instituições de pesquisa e escritórios governamentais. O espaço também contará com soluções de energia limpa, promovendo um ambiente sustentável e eficiente.

Com 50 mil metros quadrados, sendo 34 mil de área construída, a Fábrica de Ideias terá áreas destinadas à incubação e aceleração de startups, além de um centro cultural e gastronômico chamado Boulevard Alfred Agache. Também haverá uma extensão do Museu de Arte Contemporânea (MAC) e do Museu da Comunicação e Inovação, um auditório para 250 pessoas e espaços voltados para gamificação, coworking e inteligência artificial.

O governador Ratinho Junior destacou que a escolha do bairro Rebouças faz parte de um plano de revitalização da região. “A ideia é transformar esse espaço em um hub de inovação, onde vamos acolher empresas e fortalecer cadeias produtivas, gerando empregos, principalmente para os jovens”, afirmou.

Após a conclusão das obras, a gestão da Fábrica de Ideias será feita pela iniciativa privada, por meio de um chamamento público. A expectativa é que o espaço se torne uma referência em inovação na América Latina.

Compartilhe nas Redes Sociais: