Chamamento amplia quadro de docentes na educação pública; profissionais devem iniciar atuação no segundo semestre
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná anunciou, nesta sexta-feira (21), a convocação de 1.178 professores e pedagogos para a rede estadual de ensino. Os profissionais foram aprovados no concurso público realizado em 2023 e devem iniciar suas atividades a partir do segundo semestre deste ano.
Do total de convocados, 955 vagas foram abertas a partir da ampliação do edital publicado nesta sexta-feira, enquanto outros 223 profissionais irão repor vagas não preenchidas em chamamentos anteriores. A lista completa dos convocados pode ser acessada no site oficial do concurso [https://concursos.ibfc.org.br/informacoes/421/].
Segundo a Secretaria da Educação, este chamamento faz parte da estratégia de fortalecimento do ensino público no Paraná. “Estamos muito felizes em realizar mais um chamamento, após a realização do primeiro concurso público para composição do Quadro Próprio do Magistério (QPM) em dez anos. São milhares de novos docentes e pedagogos no ensino da rede estadual, que tem cerca de 1 milhão de alunos”, afirmou Roni Miranda.
Desde o último concurso, cerca de 3,4 mil profissionais já assumiram seus postos nas escolas estaduais. Com esta nova etapa, aproximadamente 4,5 mil professores e pedagogos terão sido convocados para atuar nos colégios da rede estadual, abrangendo todos os núcleos regionais do Paraná.