Nesta segunda-feira, 22 de abril, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior conduziu uma cerimônia no Palácio Iguaçu para a entrega de importantes equipamentos à Polícia Penal do Paraná (PPPR). O evento marcou a distribuição de 1.400 coletes balísticos e 225 novas viaturas, destinadas a fortalecer a atuação da corporação em penitenciárias e cadeias públicas em todo o estado.

Em seu discurso durante a entrega, o Governador destacou os avanços significativos no sistema prisional do Paraná nos últimos anos. Ratinho Junior enfatizou que a reorganização do sistema não apenas beneficiou a própria corporação, que evoluiu de Departamento Penitenciário para Polícia Penal em 2021, mas também apoiou outras forças de segurança do estado.

“Quando assumimos o Governo, o Paraná tinha o pior sistema carcerário do Brasil, segundo o Ministério da Justiça, com 12 mil presos em delegacias. Construímos presídios e realocamos todos esses presos das delegacias para permitir que a Polícia Civil desempenhasse seu papel de investigação sem a carga de cuidar dos presos”, destacou o governador. “Por isso, é tão crucial equipar a Polícia Penal, para que ela possa gerenciar e coordenar toda essa área de tutela de presos”.

Os 1.400 coletes balísticos foram adquiridos pelo governo estadual por meio de um contrato de compra, totalizando um investimento de R$ 2,1 milhões. Esses coletes serão distribuídos para todo o efetivo da PPPR, garantindo mais segurança aos policiais penais. Além disso, o Governador mencionou planos para concluir a aquisição de mais armamentos para a corporação em breve.

Já as 225 novas viaturas foram entregues à Polícia Penal através de um contrato de locação, abrangendo diversos modelos como sedã, hatch, furgão, caminhonete esportiva e cabine dupla. Esses veículos caracterizados serão distribuídos pelas nove regiões da PPPR no estado. O investimento mensal para a locação das viaturas é de R$ 1.149.960, com o contrato em vigor até 2026.

Hudson Leôncio Teixeira, Secretário de Estado da Segurança Pública, destacou que a entrega desses equipamentos representa um avanço significativo na estrutura da Polícia Penal. Cada policial penal terá seu próprio colete balístico, enquanto as novas viaturas são projetadas para o transporte de detentos de forma humanizada, incluindo algumas unidades blindadas.

“Agora, cada policial terá seu próprio colete, adequado ao seu corpo. As viaturas são humanizadas para o transporte de presos, e algumas são blindadas para o Serviço de Operações Especiais da Polícia Penal. São investimentos que vão contribuir significativamente para o trabalho da Polícia Penal”, enfatizou o Secretário.

Reginaldo Peixoto, Diretor-Geral da PPPR, ressaltou que a nova frota possibilitará a prestação de um serviço de qualidade e seguro tanto para os policiais penais quanto para as pessoas privadas de liberdade. Ele explicou que os novos veículos foram projetados para garantir não apenas mais espaço para o transporte de presos, mas também uma estrutura melhor, visando a redução de riscos durante o deslocamento.

Além dos investimentos em equipamentos, o Governo do Paraná está prestes a realizar um concurso público para a contratação de novos policiais penais. Os novos integrantes da corporação atuarão em três macrorregiões: Curitiba, Londrina e Cascavel.

A presença de autoridades como o vice-governador Darci Piana, o chefe da Casa Civil José Carlos Ortega, além de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, deputados estaduais e prefeitos, destacou a importância desse evento para o fortalecimento da segurança pública no Paraná.

 

Foto: Alessandro Vieira/CC

Foto: Alessandro Vieira/CC

Compartilhe nas Redes Sociais: