Categories: Regional

GM de Curitiba atende 14% mais ocorrências no primeiro semestre

A Guarda Municipal de Curitiba atendeu a uma média de 174 ocorrências por dia em 2021. De janeiro a junho, houve 31.326 registros, o que corresponde a um acréscimo de 14% quando comparado ao mesmo período do ano anterior, que somou 27.471 ocorrências.   

O balanço divulgado neste mês, em que a corporação completa 35 anos, também mostra que os profissionais de segurança pública da Capital fizeram 1,2 mil flagrantes de crimes no primeiro semestre: foram 1,1 mil indivíduos presos e 100 adolescentes apreendidos. 

A principal situação que gera flagrante pelas equipes operacionais da Guarda Municipal é relacionada a substâncias ilícitas. São casos de tráfico, porte e uso de drogas que totalizaram 360 encaminhamentos à autoridade policial nos seis primeiros meses do ano.  

Na sequência, aparece com destaque o número de atendimentos feitos à mulher vítima de violência: 149 casos. São 95 prisões de agressores que descumpriram medida protetiva prevista na Lei Maria da Penha e concedida pelo Poder Judiciário e outros 54 registros de flagrantes por agressão física ou verbal cometida somente contra mulheres. Além do atendimento emergencial a esses casos, para os quais é deslocada a equipe mais próxima do local informado via telefone 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal), a corporação mantém um grupo exclusivo dedicado a visitas periódicas e a orientações à mulher vítima de crime, a Patrulha Maria da Penha. 

O total de situações diversas de agressões físicas e verbais alcança 84 prisões e apreensões (entre as quais as 54 mencionadas contra mulheres). Furtos respondem por 126 flagrantes e roubos por 77. 

Do universo dos mais de 31,3 mil atendimentos feitos por guardas municipais no primeiro semestre, 31% foram orientações diversas. O número é impulsionado pelo trabalho desenvolvido para conter o avanço da pandemia de covid-19. Apoio ao cidadão aparece na sequência, com 17%, a frente de situações envolvendo o trânsito (13%), abordagens (13%), escoltas (6%), danos (3%) e substâncias ilícitas (3%). 

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Share
Published by
Redação JC

Recent Posts

GINÁSIO DE ESPORTE SANTA TEREZA É REINAUGURADO APÓS REVITALIZAÇÃO

A população do bairro de Arruda, em Colombo, recebeu na manhã deste domingo (19), o…

6 horas ago

MARCHA PARA JESUS CONCENTRA MILHARES DE PESSOAS NO CENTRO DE CURITIBA

Uma multidão tomou às ruas de Curitiba, na manhã deste sábado (18), para celebrar a…

20 horas ago

COUTO PEREIRA RECEBE DOIS SHOWS DO BRUNO MARS EM TURNÊ PELO BRASIL

O cantor norte-americano, Bruno Mars deve se apresentar em Curitiba nos dias 31 de outubro…

24 horas ago

DISTRITO DE SHAN: O GOSTOSO “SANZI DOURADO”

O distrito de Shan, na Província de Shandong, tem uma comida tradicional listada como um…

2 dias ago

SEMENTES DE TOMATE DO DISTRITO DE SHAN DE SHANDONG VOLTAM DO ESPAÇO

"Essas sementes tinham sido levadas ao espaço! Podemos ver claramente que os tomates que voltaram…

2 dias ago

PARTICIPANTES DA AULA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO FEMININA PARA PAÍSES DO CINTURÃO E ROTA FREQUENTAM AULAS NO DISTRITO DE SHAN, EM SHANDONG

No Centro de Produtos Culturais na vila de Fugang no distrito de Shan, os estudantes…

2 dias ago