A população do bairro de Arruda, em Colombo, recebeu na manhã deste domingo (19), o novo Ginásio Municipal de Esportes Santa Tereza, que estava fechado a pelo menos cinco anos, por falta de infraestrutura adequada e foi totalmente revitalizado pela Prefeitura de Colombo.
A reinauguração foi marcada por um Torneio Masculino de Futsal, que contou com mais de 30 equipes na disputa pelo pódio. Já a ação Lazer nos Bairros, que estava programada para iniciar às 09h, precisou ser adiada por causa de questões climáticas.
Apesar das chuvas e da baixa temperatura, os moradores de Arruda foram prestigiar o futebol e também conferir o novo ginásio de perto. O metalúrgico André Paulo, foi ao evento acompanhado de sua mulher, Dona Marlene, e aprovou a reforma. “Eu achei bom. Uma melhoria boa para o bairro, e mais para o esporte. Estava precisando”, afirma André que disse ainda que seus filhos jogavam no ginásio, antes de fechar. E agora, irão voltar a usar o equipamento.
A partir de segunda-feira (20), a coordenação do ginásio já dará início a uma série de atividades abertas à população. “A partir do dia 20/05 teremos aulas de diversas modalidades: ginástica para terceira idade, dança, pilates, teremos volleyball, futsal, tudo que tem dentro de todas as programações do ginásio, nós teremos no Santa Teresa”, explica o Secretário Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, Michel Ceccon. Ao saber dessas novidades, a balconista Cassiane dos Santos se animou. “Eu estou achando legal, uma coisa boa. Antes tinha ensaio de música, acho bom ter essas coisas de novo”, comenta Cassiane, que estava assistindo os jogos na arquibancada, acompanhada do seu filho, Théo Henrique, de dois aninhos.
Durante o Torneio de Futsal, a coordenação do ginásio arrecadou centenas de quilos de alimentos não perecíveis, que serão entregues no 7º Grupamento de Bombeiros, em São Gabriel, para serem destinados às vítimas do desastre climático no Rio Grande do Sul.
Insatisfação
Moradora do bairro e usuária do ginásio, para a prática de esportes, Jessica Bueno diz não ter ficado satisfeita com a reforma, pois acredita que as obras se limitaram apenas à pintura do espaço. “Eu achei que o ginásio em si não correspondeu a todo esse dinheiro gasto, foram R$ 430 mil, para ter uma pintura. A gente esperava mais. Esperava o ginásio mais reformado. Particularmente, eu não gostei”, desabafa Jéssica.
Questionado sobre o assunto, pela equipe do Jornal de Colombo, o secretário de Esportes, Michel Ceccon, rebateu as críticas dizendo que reforma do ginásio foi muito além da pintura e menciona alguns dos procedimentos realizados no equipamento, pela atual gestão. “Não se trata só de pintura. Trata-se de um processo muito maior, de uma área que foi abandonada e que estava fechada desde 2018. Fizemos toda a revitalização desse espaço, drenagem externa, estrutura de piso refeita, toda a estrutura metálica foi refeita, banheiros foram refeitos, toda a parte elétrica foi refeita, parte de iluminação refeita. Então, vai muito além da pintura”, argumenta Ceccon.
O secretário ainda explicou que o contrato de obras do ginásio é imutável e foi cumprido em sua totalidade. “O projeto original, em 2018 pela Caixa, não pode ser alterado, isso é uma lei. Todo o projeto que está finalizado, que está com recurso empenhado, ele não é alterado. Faltava muitas coisas dentro desse espaço, a gestão Helder não mediu esforços, fez mais do que estava previsto no contrato e hoje a gente pode entregar para a comunidade um espaço que vai ser referência esportiva dentro do município”, concluiu Michel.
Presenças
A reinauguração do Ginásio de Esportes Santa Tereza contou com a participação autoridades e parlamentares de Colombo, como o vereador Ratinho Gotardo, o vereador Wagner Brandão e o presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Coradim.