O dia 17 de janeiro fica marcado na história como a data em que, oficialmente, após a liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), teve início a vacinação contra a Covid-19 no Brasil.

A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, foi imunizada no Hospital das Clínicas em São Paulo, recebendo a primeira dose da Coronavac, vacina elaborada pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. “Não é apenas uma vacina. É o recomeço de uma vida que pode ser justa, sem preconceitos e com garantia de que todos nós teremos as mesmas condições de viver dignamente, com saúde e bem-estar”, disse Mônica, que faz parte de grupos de risco, atuou no combate à pandemia e participou dos testes clínicos da vacina recebendo placebo.

O governador de São Paulo, João Dória, comemorou o início da imunização. “Hoje é um dia muito especial para milhões de brasileiros. Hoje é o Dia V, o dia da vacina, da vitória, da verdade e da vida”, afirmou.

Na mesma data, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, se preocupou mais em dar indiretas a adversários políticos do que realmente mostrar disposição para enfrentar a Covid-19, seguindo à risca a cartilha de seu chefe, o presidente Jair Bolsonaro. Pelo tom do especialista em logística, nem parecia que o país havia dado um passo importante na luta contra a pandemia.

Entretanto, logo pela manhã desta segunda-feira, 18, o ministro mudou o discurso durante a cerimônia que iniciou a distribuição da Coronavac aos demais estados brasileiros. “Está dado o primeiro passo para a maior campanha de vacinação do mundo”.

Vacinação em Colombo

O município de Colombo afirma estar preparado para iniciar a vacinação. Enquanto os imunizantes não chegam ao Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) realizou a distribuição de insumos para a vacinação, que já alcançou 20 das 22 regionais de Saúde.

Na última sexta-feira, 15, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota assinada pela secretária Rosalba Schülli destacando o respeito aos ordenamentos das esferas superiores.

Confira a nota na íntegra: “O município de Colombo informa, através da Secretaria Municipal de Saúde, que está seguindo toda a ordenação nacional para iniciar o cronograma de Vacinação contra a Covid-19. Será realizado de forma escalonada, com calendário a ser seguido por grupo de risco, conforme o Ministério da Saúde. Por depender das demais instâncias, não se pode ainda indicar com precisão a data de início da vacinação. Assim que se tenha mais informações, serão amplamente divulgadas”.

Compartilhe nas Redes Sociais: