A ação ocorrerá via internet através da plataforma oficial do órgão. A iniciativa parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) junto ao Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor, a Federação Brasileira de Bancos

“A iniciativa é de extrema importância, ainda mais neste momento de pandemia, em que os consumidores estão em situação financeira bastante complicada em razão da perda de renda e do consequente endividamento”, destaca o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Levrepost.

Para a chefe do Procon/PR, Cláudia Silvano, muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o órgão ou o seu banco por se sentirem constrangidos. “Acreditamos que esse mutirão pela internet vai incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão”, afirma.

De acordo com o portal Bem Paraná, o consumidor com interesse em participar do programa deve registrar-se no site. www.consumidor.gov.br –  para receber um login e senha. Depois disso, é necessário fazer o relato do problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

É importante ressaltar que o consumidor deve informar corretamente seus telefones e e-mail para contato, porque esses dados vão facilitar o atendimento por arte dos bancos aos participantes. Terminado o prazo para resposta da instituição financeira, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno da proposta e aceitá-la ou não.

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