Ministério da Saúde lança campanha de incentivo a doação de órgãos – Jornal de Colombo

Ministério da Saúde lança campanha de incentivo a doação de órgãos

Ministério da Saúde lança campanha de incentivo a doação de órgãos

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira, 24, a campanha nacional de incentivo à doação de órgãos com o tema: “Doe órgãos. A vida precisa continuar”. O objetivo da ação é chamar a população brasileira a discutir o tema da doação de órgãos e a importância desse ato para salvar vidas, além de destacar um fator

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira, 24, a campanha nacional de incentivo à doação de órgãos com o tema: “Doe órgãos. A vida precisa continuar”. O objetivo da ação é chamar a população brasileira a discutir o tema da doação de órgãos e a importância desse ato para salvar vidas, além de destacar um fator fundamental para tornar possível uma doação: a autorização da família.

Segundo dados do ministério, apenas em 2020, entre janeiro e julho, foram realizados 9.952 transplantes de órgãos e tecidos no Brasil. No país, até o final de julho, 46.181 pacientes aguardavam por um transplante. “Convido todos nós a realmente refletir sobre isso e sobre como podemos influenciar no prosseguimento da vida de muitas pessoas”, disse o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. “Como a família não paga e não recebe nada por isso, é apenas um ato de amor, a compreensão de que a vida deve continuar e que isso faz parte do processo. Doar os órgãos, compreender e apoiar a decisão”, acrescentou.

Durante o lançamento da campanha, foi apresentado um balanço sobre a doação de órgãos, tecidos e células. Os dois órgãos mais transplantados ao longo de janeiro a julho de 2020 foram o rim (2.759) e o fígado (1.169), seguidos por coração (173), pâncreas-rim (55), pulmão (35), pâncreas (17). Foram transplantados ainda córnea (4.163) e medula óssea (1.580).

Em todo o mundo, o número de transplantes sofreu um impacto provocado pela Covid-19. A queda no Brasil começou a ser observada na segunda quinzena de março. De janeiro a julho de 2019, foram realizados 15.827 transplantes. No mesmo período em 2020, foram 9.952 procedimentos. As doações de órgãos em 2020 também tiveram queda de 8,4% em relação aos dados de 2019.

Todos os anos, em função do Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, em 27 de setembro, o Ministério da Saúde lança uma nova campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Em 2020, as peças publicitárias serão exibidas entre os dias 25 de setembro a 23 de outubro em rádio, televisão, internet e mídia externa. Elas mostram a espera de alguém que aguarda pela doação de um órgão ou tecido para voltar a fazer atividades simples, respirar e enxergar.

Posts