Na madrugada desta quinta-feira, 27, o ex-governador do Estado e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, faleceu aos 83 anos, vítima de complicações de complicações de um quadro renal crônico.

O arquiteto renomado internacionalmente entrou para a história política paranaense ao estar à frente da Capital em três mandatos, em momentos distintos, durante as décadas de 70, 80 e 90. Em 1995 assumiu o cargo de governador, sendo reeleito em 1998 e ficando até o ano de 2002.

Sua principal marca como gestor foi a implantação das vias exclusivas de ônibus, ainda no ano de 1974. O sistema de transporte curitibano, considerado o mais moderno da época, foi replicado em outras partes do mundo e ainda é usado em Curitiba até os dias de hoje.

À frente do Governo do Estado, sua gestão é lembrada pela concessão das rodovias estaduais às concessionárias de pedágio e pela privatização do Banestado.

O governador Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias pela morte de Lerner. “Nossas condolências à família e amigos do ex-governador Jaime Lerner. O Paraná perde um grande cidadão, que ajudou a transformar Curitiba e o Estado. Os nossos corações, marca que por muito tempo ele usou, estão juntos neste momento de profunda dor e tristeza para todo o povo do Paraná”, disse o governador.

“Jaime Lerner tinha amor pelo Paraná. Dedicou uma vida inteira ao Estado, com realizações que transformaram Curitiba e servem até hoje de inspiração mundo afora. Um exemplo que ficará marcado eternamente pelas centenas de obras espalhadas pelo nosso Estado”, reforçou Ratinho Junior.

Compartilhe nas Redes Sociais: