Deputados aprovam projeto que cria piso salarial da enfermagem - Jornal de Colombo

Deputados aprovam projeto que cria piso salarial da enfermagem

Deputados aprovam projeto que cria piso salarial da enfermagem

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4), por 449 votos a 12, a criação do piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras (PL 2564/20). A proposta deve seguir para sanção presidencial, mas ainda depende de acordo sobre fontes de financiamento. “Conforme assumido com a enfermagem brasileira, não será na semana que vem

Foto: Divulgação - Câmara dos Deputados

Foto: Divulgação – Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4), por 449 votos a 12, a criação do piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras (PL 2564/20). A proposta deve seguir para sanção presidencial, mas ainda depende de acordo sobre fontes de financiamento.

“Conforme assumido com a enfermagem brasileira, não será na semana que vem que este projeto seguirá para sanção presidencial, mas sim tão logo garantirmos o respectivo financiamento”, disse a relatora da proposta, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC).

Conforme acordo com a classe e a relatoria do Projeto de Lei, após a aprovação da PEC no Senado, a PL segue para a sanção do Presidente.

Piso aprovado
O projeto aprovado pelos deputados define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.

A votação da proposta foi acompanhada de perto por representantes da categoria, que também participaram pela manhã de uma sessão solene no Plenário em homenagem à Semana Brasileira da Enfermagem.

Categoria comemora aprovação da PEC

Para o Doutor Wagner Sabino, médico pediatra de Colombo, foi um momento de comemoração, mas também de luta por valorização e dignidade. E também para os agentes comunitários de saúde deste pais.

“A saúde não é formada apenas por médicos, a saúde ela é um conjunto de pessoas de diferentes profissões incluindo a enfermagem para tentar proporcionar uma qualidade de atendimento integral na área da saúde”, inicia Wagner.

Foto: Redes Sociais

Foto: Redes Sociais

” É um momento histórico para a enfermagem brasileira, e agentes comunitários da saúde, que durante os últimos dois anos de pandemia demonstrou sua importância e altruísmo para com a população, não se importando com suas próprias vidas, e muitas delas foram perdidas, não é de agora que como médico da rede pública venho lutando pela maior valorização dos profissionais de saúde pública. A enfermagem está na luta há mais de trinta anos, e não podemos parar por aí, até porque investimento em saúde começa com salários dignos, com reconhecimento dos poderes e dos agentes públicos. Vamos a luta por mais vitórias em prol da população brasileira e dos seus direitos na área da saúde em benefício da qualidade do atendimento a população do nosso brasil.”, relatou Doutor Wagner ao Jornal de Colombo.

“Essa aprovação foi positiva para a categoria que é tão merecedido quanto, devido ao trabalho realizado por estes profissionais, porque sem eles a saúda pública do Brasil estaria mais prejudicada.

O líder do governo, deputado Ricardo Barros (PP-PR), destacou que o governo está empenhado em buscar fontes de financiamento para o piso salarial e que uma opção pode ser a legalização dos jogos de azar no País.

“São R$ 16 bilhões que estão aguardando a fonte de recursos, e nós estamos trabalhando demoradamente e insistentemente na busca de recursos para garantir que as conquistas sejam efetivas”, declarou.

Kainan
EDITOR
PROFILE

Posts